NOTÍCIAS

ENEM 12:02, 8 out 2015 Plataforma oferta estudo personalizado para alunos de MT

Foto:

Quase 100 alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual André Avelino Ribeiro, em Cuiabá, conheceram nesta terça-feira (06.10) uma plataforma que oferece um plano personalizado de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ferramenta, denominada Geekie Games, foi apresentada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que está ofertando o canal aos estudantes gratuitamente. 


O secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, destacou que o site oferece um plano de estudos personalizados, com temas e matérias que o estudante precisa focar, de acordo com seus objetivos e tempo disponível, além de simulados para ajudar na preparação para o Enem. "São textos, videoaulas, jogos, testes. É uma ferramenta de reforço ao conhecimento, pelo qual o aluno pode acompanhar o quanto já aprendeu e o que precisa melhorar", afirmou, destacando que cerca de 25 mil alunos da rede estadual de ensino poderão utilizar a ferramenta. 

O técnico da Superintendência de Tecnologia da Informação da Seduc, Marcílio Augusto de Oliveira, explicou aos estudantes como fazer o cadastro inicial no Portal do Aluno, no site da Seduc, para solicitar o acesso ao Geekie Game. "Após o envio de login e senha, o acesso pode se dar a qualquer hora do dia, todos os dias, de computador, tablets e celulares", apontou.


De acordo com ele, o Geekie utiliza o método de avaliação aplicado pelo Enem, que dá pesos diferentes para as questões, de acordo com o grau de dificuldade, chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Quem se inscrever vai poder fazer exercícios relacionados às quatro áreas de conhecimento que são cobradas no Enem: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagem. "Então, o estudante receberá um plano de estudos destacando seus pontos fortes e pontos fracos que merecem maior atenção", exemplificou.


Para a estudante Hasnanda Souza Armô, a a plataforma além de oferecer muitas informações e novos conhecimentos, reforça o aprendizado adquirido em sala de aula. "Neste momento que antecede ao Enem todo mundo fica nervoso, e o site permite uma preparação de forma divertida e leve", mencionou. 


Hasnanda pretende cursar a faculdade de Engenharia Civil ou Arquitetura e Urbanismo e o Enem se apresenta como a porta de entrada. "Para alcançar este objetivo vale lançar mão de novas ferramentas para sair na frente na corrida por uma vaga nas universidades", concluiu. 

A apresentação contou ainda com a participação do secretário adjunto de Política Educacional da Seduc, Gilberto Fraga de Melo, da superintendente de Educação Básica, Márcia Carvalho, do Superintendente de Tecnologia da Informação, José Gil, da coordenadora do Ensino Médio, Célia Leita, da gerente de Projetos, Patrícia Montefusco, entre outros.

VIVIANE SAGGIN
Assessoria/Seduc-MT


Tags: MT ENEM