NOTÍCIAS

Distrito Federal 10:42, 18 mai 2020 Prêmio Respostas para o Amanhã tem inscrições até 10 de agosto

Prêmio Respostas para o Amanhã tem inscrições até 10 de agosto

Projetos podem ser encaminhados pela internet

A 7ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã está recebendo inscrições de projetos voltados para o futuro até o dia 10 de agosto. O tema em 2020 é “O que você quer fazer pelo seu futuro hoje, @?” A ideia é revelar as respostas de amanhã para os desafios atuais. O Prêmio busca estimular e divulgar projetos de investigação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino.

A inscrição pode ser feita pelo site do Prêmio. Para participar, basta que o professor informe seus dados pessoais, as informações da escola, indique a equipe participante e a ideia de projeto. Também é preciso enviar um vídeo com depoimentos dos estudantes da equipe, apresentando a ideia. As inscrições são gratuitas e não há limites de projetos por professor e por escola.

A seleção será feita por um comitê Técnico de Avaliação entre os dias 11 de agosto e 2 de setembro, quando será divulgado o resultado para os semifinalistas. Os 20 semifinalistas receberão mentorias on-line em setembro para o desenvolvimento do projeto apresentado.

A seleção dos 10 finalistas será entre 1º e 14 de outubro, com resultado previsto para o dia 15 de outubro. A mentoria para esses projetos será entre 19 de outubro e 6 de novembro, quando eles terão apoio para realizar o protótipo da ideia apresentada.

Os melhores protótipos vão passar por juri popular, em votação no site do Prêmio Respostas para o Amanhã, quando serão escolhidos os três melhores. As equipes finalistas vão apresentar os projetos na I Mostra Respostas para o Amanhã, momento em que a Comissão Avaliadora anunciará os três Projetos Vencedores Nacionais. O resultado será divulgado no dia 11 de novembro.

Premiações

Serão premiados professores, estudantes e escolas conforme as etapas:

• 20 semifinalistas: um notebook Samsung para o professor orientador e até dois professores parceiros;

• 10 finalistas: participação na I Mostra do Prêmio Respostas para o Amanhã.

• Vencedores nacionais – prêmios para os estudantes:

1º lugar: 1 smartphone Samsung;
2º lugar: 1 notebook Samsung;
3º lugar: 1 tablet Samsung.

Prêmio Respostas para o Amanhã

Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, o Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa da Samsung com coordenação geral do CENPEC Educação e parceria da UNESCO, Reduca, OEI e Consed.

Com foco na abordagem STEM para o ensino de Ciências, uma tendência em vários países do mundo, os projetos são desenvolvidos com base no diálogo entre as ciências e a tecnologia, engenharia e matemática, em busca de soluções para determinado desafio ou problema real.

Rossana Gasparini, Ascom/SEEDF

Tags: DF Distrito Federal #DF