NOTÍCIAS

Bahia 11:14, 29 jun 2020 Professor baiano promove encontro virtual sobre racismo e intolerância religiosa

Professor baiano promove encontro virtual sobre racismo e intolerância religiosa

Os estudantes do 8º ano do Colégio Estadual Edith Machado Boaventura (CEEMB), localizado em Feira de Santana, participaram do II Encontro Intercultural do CEEMB, realizado na sexta-feira (26), por meio de uma videoconferência transmitida pela Plataforma Zoom,  com a abordagem de temas atuais, como pandemia, racismo e intolerância religiosa, e a presença de três educadoras norte-americanas (com ascendências japonesa, mexicana e africana) e uma britânica (ascendência árabe), sob a mediação do professor de Língua Inglesa da unidade escolar, João Luiz Costa. Posteriormente, o encontro será disponibilizado no Youtube, com divulgação do link no Instagram @linguainglesaceemb.

O professor João Luiz Costa – John, como é chamado pelos estudantes – explicou que o objetivo do encontro foi promover o desenvolvimento da competência intercultural. “O desenvolvimento dessas habilidades é extremamente necessário para o contexto de mundo globalizado em que vivemos. Precisamos aprender a interagir com pessoas de outras culturas e países, que possuem outros valores, crenças e experiências. O respeito e a tolerância à cultura do próximo ajudarão a construirmos um mundo melhor”, disse o educador, ressaltando que esta foi a primeira sessão do II Encontro Intercultural do CEEMB e que, ao longo do mês de julho, acontecerão outras sessões com convidados de países como Índia, Guyana, Canadá, Austrália, Inglaterra, Tailândia e Holanda

O estudante Levi Solombre, 13 anos, falou sobre a experiência de participar do encontro. “Foi uma ótima oportunidade para conhecermos outras culturas, pessoas que moram em outros países, que falam outras línguas. Foi uma chance que veio pra acrescentar ao nosso aprendizado, foi uma chance incrível e adorei participar deste projeto, porque eu mesmo sempre tive o sonho de conhecer pessoas que falam outras línguas e pessoas que moram em outros lugares do mundo. E isto aconteceu sem precisar sair de casa”. 

Ao longo da semana que antecipou a videoconferência, os estudantes do CEEMB realizaram pesquisas sobre os países que participaram do encontro e compartilharam suas pesquisas no grupo do WhatsApp da turma, bem como gravaram vídeos curtos e postaram curiosidades sobre a cultura de diversos países no Instagram. Alana Freitas da Silva, 14, comentou sobre o trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido na quarentena, decorrente da pandemia do Coronavírus, e sobre a videoconferência. “Estou achando super legal, porque o professor John, que é muito dedicado e atencioso com a gente, está passando atividades diferentes e interessantes. Além de entendermos o assunto, aprendemos a usar vários aplicativos de edição de vídeos, E o encontro virtual foi uma oportunidade de aprendermos mais da Língua Inglesa e de outras culturas. Foi muito boa a iniciativa”. A colega Ana Paula Almeida dos Santos, 13, completou: “Estas atividades, como a videoconferência, são muito importantes neste momento em que estamos sem aula, por causa da pandemia, porque nos motiva a continuar estudando”.

O evento contou com o apoio da diretora Rosiene Figueredo, a coordenadora pedagógica Millary Rosa, e os professores de Língua Portuguesa Jeane Mamona e o professor de História Márcio Cruz, entre outros.

Suspensão das aulas -  As aulas estão suspensas na Bahia por decreto do Governo do Estado e deverão ser repostas, mediante a elaboração de um novo calendário escolar.


Tags: Bahia BA Portal da Educação