NOTÍCIAS

Piaui 12:16, 28 jun 2019 Professor da rede estadual piauiense é selecionado para intercâmbio na Irlanda

Foto:

O docente levará o nome do Piauí para o exterior com o projeto "Desmistificando o uso do celular em sala de aula".

O professor da rede estadual, Wellington Pacheco, é um dos brasileiros selecionados para participar de um intercâmbio que será realizado no Mary Immaculate College, em Limerick, na Irlanda. Para conseguir realizar esse sonho e levar o nome do Piauí mundo afora, o professor foi selecionado com a elaboração do projeto "Desmistificando o uso do celular em sala de aula".

A viagem está programada para ocorrer no final do mês de julho, com retorno ao Brasil em julho de 2020. A proposta pedagógica do curso tem por objetivo, além do treinamento em língua inglesa, o desenvolvimento de habilidades em liderança e gestão pedagógica.

Wellington Pacheco tem 32 anos e desde os 18 trabalha na educação como professor e coordenador pedagógico. Na rede estadual iniciou sua carreira em 2013. Trabalhou na cidade de Novo Oriente como coordenador pedagógico, na 7ª Gerência Regional de Valença como técnico de Gestão e Inspeção. Atualmente está como coordenador na Unidade Escolar Martins Napoleão.

O professor demonstra orgulho e satisfação pela seleção. "Vejo esse curso no exterior como uma grande oportunidade não somente para mim, mas para todos os meus alunos e comunidade escolar. Costumo dizer que todos estão indo comigo. Acho que investir no professor é investir em vidas. Quando essas vidas, especialmente provenientes das classes mais baixas, são transformadas, toda a sociedade é transformada", declara.

Wellington acrescentou ainda que "acredito que uma experiência internacional vai agregar muito ao meu conhecimento e deste modo poder me tornar um profissional mais qualificado para contribuir com a formação desses jovens que buscam na escola pública um caminho para a realização dos seus sonhos", fala o professor entusiasmado.

A seleção foi realizada em três etapas. A primeira, de caráter eliminatório, compreendendo a verificação dos requisitos de participação e dos documentos obrigatórios. A segunda etapa, de caráter classificatório, consistiu na classificação dos candidatos de acordo com a pontuação obtida pelo currículo e apresentação do projeto. A terceira e última etapa foi a verificação de que o candidato classificado apresentou, dentro do prazo estabelecido, a cópia do passaporte válido e o comprovante de proficiência com a nota mínima exigida.

Benefícios 

Os candidatos selecionados através do Programa de Desenvolvimento de Profissionais de Educação Básica na Irlanda, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed),  receberão apoio para a participação no curso de especialização em educação, que terá duração de 12 meses. 

Entre os benefícios concedidos, passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional; auxílio-instalação no valor - 1.300,00 (mil e trezentos euros); ajuda de custo no valor de - 400,00 (quatrocentos euros) mensais; deslocamento na Irlanda: aeroporto/universidade/aeroporto; alojamento em instalações do Mary Immaculate College; taxas escolares e materiais didáticos do curso.


Tags: Intercâmbio PI Piaui professor