NOTÍCIAS

Tocantins 15:08, 15 out 2019 Professora aposentada Djanira Luz Viana tem orgulho de fazer parte da história da Educação no Tocantins

A professora Djanira Luz Viana dedicou mais de 30 anos da sua vida para educação tocantinense A titular da Seduc, Adriana Aguiar; o coordenador-geral do Fórum Estadual da Educação, o professor Alan Bitar; e a professora Djanira Luz Viana
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Natural de Miracema do Tocantins, a professora Djanira Luz Viana ingressou aos 26 anos na rede estadual de ensino

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins 

Com 82 anos e pensamento ligeiro, a professora Djanira Luz Viana tem uma vida dedicada à educação. Natural de Miracema do Tocantins, na época Miracema do Norte, aos 16 anos, ela iniciou a sua dedicação ao ensino como professora da rede municipal, e aos 26 anos foi efetivada na rede estadual de ensino.

Após quatro anos atuando no município de Miracema, já casada, ela se mudou para Gurupi, onde ingressou na educação estadual. Lá, ela enfrentou sua primeira dificuldade para dá continuidade a sua paixão pela sala de aula. “Meu marido não queria que eu trabalhasse, mas, eu, junto com a mulher do prefeito, nós convencemos ele”.

Orgulhosa, ela revela o seu segredo. “Eu fui bem-sucedida, fui uma professora de grande gabarito, porque eu fazia aquilo que eu amava. Eu queria ser professora. Meu pai me colocou na escola para ser professora, e eu fiz a vontade do meu pai. Trabalhei com muita dedicação e prazer. A coisa melhor do mundo é a gente fazer aquilo que gosta”, ressaltou.

Em Gurupi, onde atuou em instituições públicas e privadas, ela conta que viveu os momentos mais emocionantes da sua vida. “Eu fui condecorada duas vezes, primeiro pela Emater Goiás [Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa] e depois pelo diretor de uma escola em que eu trabalhava”, lembrou.

Djanira trabalhou com turmas multisseriadas nas séries iniciais e foi professora de língua portuguesa no ensino médio. Quando aposentou, em 1998, lecionava na Escola Estadual João XXIII. Apaixonada pela sala de aula, mesmo depois de aposentada, ela faz questão de participar das atividades realizadas pela Educação. “Eu faço questão de participar porque eu nunca me esqueço do tempo em que fui professora”, pontuou.  

Em uma cadeira de rodas, presente nas ações do “Professor que Educa, Faz!”, ela destacou como o seu amor impactou a vida da sua família. O seu neto, Pedro Luz Viana Júnior, seguiu o exemplo da avó. Ele é professor de educação física da Escola Estadual José Seabra Lemos, em Gurupi. E Pedro casou com uma professora, Ana Carolina Parente Feire, pedagoga da Escola Militar de Gurupi.

Na concepção de Djanira Luz Viana, a profissão de professor é uma das mais belas missões que um ser humano pode assumir. Com seu jeito espontâneo, ela tem uma definição muito amorosa para esse profissional da educação. “Ser professora é fazer tudo de bom para humanidade. Ser professor é ser útil a nação”.

Dia do Professor

Entre os dias 13 e 15 de outubro, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está realizando, em Palmas, uma série de atividades em comemoração do mês do Professor. A programação é destinada aos educadores das redes estadual e municipal e é promovida em parceria com o Palmas Shopping e o Fórum Estadual de Educação do Tocantins.  

“Comemorar o Mês do Professor é valorizar sua importância e promover o bem-estar desses profissionais, que merecem todo o nosso respeito pela dedicação e compromisso com a educação do Estado. Este evento também tem o objetivo de fomentar e fortalecer a interação entre os educadores, para que possam promover um ambiente de trabalho ainda mais favorável à educação de qualidade e com mais entusiasmo”, destaca a secretária Adriana Aguiar.


Tags: Tocantins TO REGIÃO NORTE Seduc Tocantins