NOTÍCIAS

Mato Grosso 14:03, 27 ago 2020 Professora usa criatividade para ensinar noções de economia aos alunos

Professora usa criatividade para ensinar noções de economia aos alunos

Professores da rede estadual não economizam na criatividade na hora de trabalhar as ferramentas disponíveis para as aulas remotas com suas turmas. O resultado são alunos motivados e com total interesse pelas aulas.

É o caso da professora Jaqueline de Lima Camargo, da Escola Estadual Porfíria Paula de Campos, do município de Várzea Grande. Ela trabalha com uma turma de 3º ano do ensino fundamental e recebe elogios dos pais que acompanham as aulas dos filhos pelo whatsapp.

Conforme a professora, as tarefas são entregues em fotos, transformadas num gibi como forma de correção. Para isso, a professora não precisa de muitos recursos – utiliza a criatividade e o domínio de edição de mídia.

A cada gibi digital, os elogios surgem, na sequência. “Não é fácil trabalhar o conteúdo, mas com uma professora como a senhora, as dificuldades desaparecem. Obrigada”, elogia Edna Josefa, mãe do aluno Erik.

O mesmo entendimento teve Claudiane Conceição, mãe do aluno Jeferson. Para ela, o trabalho da professora incentiva a aprendizagem de seu filho. “As crianças estão muito animadas com essas atividades diferenciadas”, salienta.

Ana Paula é outra mãe que também está empolgada com o trabalho de Jaqueline. “O amor da professora pela sua profissão reflete no amor por nossos filhos. Isso está fazendo toda a diferença. Parabéns professora”, destaca. 

Jaqueline explicou aos alunos a história do sistema monetário. Depois pediu para que eles fizessem dinheiro de papel, colocando os números dos valores nas cédulas. Em seguida, foram até a despensa de casa e montaram um mercadinho com os produtos alimentícios e de limpeza. Fizeram cartazes com promoção, colocaram nome no mercado incluindo a logomarca, simulando um estabelecimento comercial.

“Os alunos fizeram as tabelas de preço e, para isso, usaram a vírgula. Aprenderam na prática como se usa a vírgula. Claro que, para ilustrar, fizeram cartazes com promoção. Tudo isso sem sair de casa”, explica Jaqueline.

Durante a aula, a professora explicou também a questão das operações adição e subtração dos números com vírgula que é uma característica dos valores monetários. Para finalizar o conteúdo, a professora montou uma lista para que fizessem compras no mercado. Com isso, os alunos tiveram a noção de economia, comprar sempre o que estiver mais barato e, principalmente, noção de empreendedorismo. No final, tiveram que somar e analisar o valor da compra.

Para que o resultado ficasse melhor ainda, a professora usou uma ferramenta de manipulação de imagem para que todo o trabalho dos alunos, enviados por foto, virasse um gibi de toda a sala de aula.

Jaqueline explica que utiliza o material disponibilizado na plataforma Aprendizagem Conectada. A partir daí, planeja deixar o conteúdo mais dinâmico como forma de motivar sua turma.


Tags: Professores Mato Grosso MT alunos aulas aulasremotas