NOTÍCIAS

Roraima 13:22, 10 jul 2019 Professoras da Rede Estadual de Ensino estão entre os 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10

Professoras da Rede Estadual de Ensino estão entre os 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10

As professoras concorreram com mais de 4.800 trabalhos de escolas de 17 estados do Brasil.

Por: Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/ Seed

As professoras Rutemara Florencio da Escola Estadual Tancredo Neves e Simone dos Santos Catão da Escola Estadual Olavo Brasil Filho tiveram seus projetos aprovados e estão entre os 50 finalistas que disputam o Prêmio Educador Nota 10. Nesta edição foram registradas em todo o Brasil 4.876 inscrições.

Promovido pela Fundação Victor Civita, o Prêmio reconhece e valoriza o trabalho de professores da Educação Básica. O projeto da professora Simone Catão da Escola Olavo Brasil foi desenvolvido dentro da disciplina de Matemática e abordou o fluxo migratório e o acolhimento dos refugiados venezuelanos.

Com o tema “Não existem fronteiras para a Matemática”, a professora trabalhou no 1° ano do Ensino Médio, o acolhimento dos estudantes venezuelanos. Atualmente a rede estadual de ensino já registra mais de 5 mil matrículas de estudantes refugiados.

“Apresentei para os alunos brasileiros a realidade da Venezuela por meio da matemática financeira. Apresentei os valores da moeda, o câmbio e a super inflação do país vizinho. Resolvemos em sala de aula problemas matemáticos envolvendo as questões da Venezuela. Aos poucos os alunos foram entendendo a realidade e com o passar do tempo, acolheram melhor os estudantes refugiados”, explicou a professora Simone Catão.

A professora acrescentou ainda que esta foi uma forma que ela encontrou para trabalhar a relação entre os alunos brasileiros e venezuelanos ao perceber a rejeição que estava ocorrendo na escola. Sobre o prêmio, estar entre as finalistas para ela, já é uma vitória.

“Eu já me considero uma vencedora, foram quase 5 mil inscrições em todo o Brasil e ficar entre os 50 finalistas já é uma grande vitória”, disse a professora, que já conquistou em 2002 o Prêmio Educador Nota 10 com o projeto “Os pequenos contadores de história”, quando atuava com o Ensino Fundamental na Escola Estadual Severino Cavalcante. 

Já o projeto da professora Rute Florencio, da Escola Tancredo Neves, valorizou as lideranças femininas do Estado de Roraima. Com o projeto “História das Mulheres em Roraima”, a professora buscou dentro da disciplina de História, valorizar o trabalho de mulheres protagonistas de suas próprias histórias e que dentro de sua profissão se destacaram e de forma pioneira, ajudando a construir a história de Roraima.

No projeto, os estudantes do Ensino Médio realizaram pesquisas, leituras e entrevistas as quais foram registradas em vídeos. As entrevistas deram origem à produção de textos, documentários e sites contendo as histórias das mulheres entrevistadas no trabalho.

“A idéia foi valorizar a mulher e mostrar uma situação diversa das notícias que mostravam a mulher como vítima de violência, principalmente envolvendo relacionamentos amorosos. O trabalho foi realizado em conjunto com os estudantes, foi uma construção coletiva envolvendo cem alunos. Eles amaram a idéia e se engajaram”, destacou Rutemara Florencio.

A professora informou ainda que esperou muito esse resultado e que almeja chegar entre os dez finalistas. “Estamos todos na torcida, professores e alunos. Ficar entre os dez será uma grande conquista para a Educação Básica de Roraima e principalmente para os alunos”, disse a professora.

As professoras disputam um lugar entre os Top 10 finalistas do prêmio. Os vencedores receberão vale presente no valor de R$ 15 mil reais, assinaturas no site NOVA ESCOLA, divulgação do seu projeto na revista e site da NOVA ESCOLA, além de vale presente de R$ 1 mil para a escola em que foi aplicado o projeto.

Os 10 vencedores também ganharão uma viagem para São Paulo (SP) para participar da cerimônia de premiação final que ocorrerá no dia 30 de setembro e ainda vivenciarão uma semana de imersão com atividades exclusivas. O resultado final do prêmio está previsto para ser divulgado no próximo dia 17 de julho.

EDUCADOR NOTA 10

O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita e foi criado no ano de 1998 com a intenção de reconhecer e valorizar as boas práticas educacionais realizadas por professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da Educação Básica de todo o Brasil.

O prêmio é destinado a projetos realizados nas áreas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Esse ano a edição contou com 4.876 inscrições com a participação de docentes de 17 estados.

A premiação é realizada desde 2014 em parceria com a Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. O Educador Nota 10 também conta com o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef e patrocínio da Fundação Lemann e SOMOS Educação. Para saber mais sobre o Prêmio, acesse: premioeducadornota10.org/.

ASCOM/SEED


Tags: Prêmios Roraima RR