NOTÍCIAS

Enem 2019 10:33, 6 nov 2019 Professores dão dicas de conteúdo para segundo dia de provas do Enem

Professores dão dicas de conteúdo para segundo dia de provas do Enem

Equipe do ‘Goiás Bem no Enem’ seleciona assuntos que podem cair nas provas deste domingo, 10 de novembro

Professores do ‘Goiás Bem no Enem’, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino Médio, reuniram uma série de tópicos importantes das áreas de conhecimento que serão avaliadas no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, 10 de novembro. Na ocasião, os participantes do Enem responderão a 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que abrangem os conteúdos de Química, Física e Biologia.

Em Biologia, na parte de Ecologia, a professora Núbia Pontes destaca que merecem reforço temas como cadeias alimentares, níveis tróficos, fluxo de energia e impactos ambientais. É também recomendada uma revisão dos conteúdos de Citologia, Histologia e Fisiologia, áreas que correspondem, respectivamente, ao estudo das células, dos tecidos biológicos e das funções dos organismos vivos. Nos ramos da Microbiologia e Parasitologia, ela aponta que vale rever, ainda, as principais doenças parasitológicas. Além disso, salienta a necessidade de reforçar os estudos dos processos que envolvem a Biotecnologia.

Em Física, o professor Francisco Manoel Bezerra diz que é interessante o candidato se deter à Mecânica, pois, segundo ele, 33% das provas de Física do Enem correspondem a essa parte da disciplina. A atenção deve ser redobrada para os conteúdos referentes às Leis de Newton e aos conceitos de trabalho. “Na sequência, eu priorizaria energia e eletromagnetismo, segunda parte que mais cai na prova, principalmente no que se refere a gasto de energia residencial; a fazer conta utilizando o boleto, como, por exemplo, quantos Kw/h são gastos de consumo”, destaca.

Para Francisco, é necessário, ainda, ter atenção especial à Termologia. “O aluno vai precisar saber bem os conceitos de calor; da primeira e da segunda lei da termodinâmica”, diz. Ele reforça que as provas do Enem também abordam muito os conteúdos de ondas. Não só as eletromagnéticas, mas ondas sonoras e mecânicas de forma geral. “Por fim, eu estudaria Óptica. Defeitos da visão, refração, reflexão”, enfatiza.

Em Matemática, ainda dá tempo para rever conteúdos de potências, logaritmos e funções. Mas a principal dica dada pelo professor Vinícius Camargo é sobre regra de três, que ainda confunde muitos estudantes na hora do exame. “É um assunto muito importante. O que mais precisamos lembrar é se a regra de três é diretamente ou inversamente proporcional. Caso ela seja diretamente proporcional, multiplique cruzado. Se ela for inversamente proporcional, multiplique em linha reta”, relembra.

Já para a Química Geral, o professor Murilo Viana reforça os conteúdos de Atomística, Métodos de Separação de Misturas, Ligações Intermoleculares, Funções Inorgânicas e Estequiometria. Os demais tópicos listados são:

Físico-química

•Soluções

•Equilíbrio químico

•Eletroquímica

•Termoquímica

Química orgânica

•Funções orgânicas

•Isomeria

•Reações orgânicas

•Polímeros

Dia da prova

Atenção! As provas terão duração de 5 horas. Planeje bem o tempo, pois você terá, em média, três minutos para responder cada questão. Não corra o risco de ficar sem tempo e acabar chutando!

As provas do Enem têm conteúdo amplo e trabalham a interdisciplinaridade e contextualização. Exigem também temas relacionados a atualidades;

O resultado do Enem pode ser usado para acesso ao Ensino Superior no Brasil e em instituições de Portugal e aos programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

No dia da prova, os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Você deve levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e documento oficial de identificação, original e com foto.


Tags: Educação Integral GO Enem 2019 Seduc Goiás Ronaldo Caiado