NOTÍCIAS

Projetos e Premiações 16:48, 29 jul 2019 Professores do Piauí farão especialização na Irlanda

Josélia Batista Santos é coordenadora de Inglês do Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José Ayremoraes
Foto:

Dois professores da rede pública estadual do Piauí fazem parte do grupo de 28 professores brasileiros selecionados para participar de um intercâmbio que será realizado no Mary Immaculate College, na Irlanda. Os mestres, que foram selecionados a partir do Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), viajam em agosto de 2019.

Desenvolvida de forma conjunta entre as Diretorias de Relações Internacionais (DRI) e de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), a iniciativa tem o objetivo de capacitar profissionais que atuam na direção, coordenação ou supervisão pedagógica de escolas das redes pública ou privada sem fins lucrativos e nos colégios militares que oferecem Educação Básica.

O curso de especialização será realizado no Mary Immaculate College, em Limerick, Irlanda, de agosto de 2019 a junho de 2020. Foram selecionados seis professores por região do Brasil. Os benefícios concedidos aos candidatos aprovados incluem passagem aérea internacional (ida e volta), auxílio-instalação, ajuda de custo mensal, seguro-saúde, deslocamento na Irlanda (aeroporto/universidade/aeroporto), alojamento em instalações do Mary Immaculate College, taxas escolares e materiais didáticos do curso, passagem aérea nacional e hospedagem para participação na orientação pré-partida.

Os selecionados

A professora Josélia Batista Santos é coordenadora de Inglês do Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José Ayremoraes, jurisdicionado a 20ª Gerência Regional de Educação, também é Coordenadora do Programa Jovens Embaixadores. Dez anos depois do título de Líder Internacional em Educação, conquistado em 2009 na Universidade de Kent State Ohio - EUA, a professora é selecionada para representar o estado do Piauí na Irlanda.

"Sou entusiasta do ensino de Língua Inglesa e acredito que essa experiência de um ano fora do país, servirá de instrumento multiplicador no que diz respeito ao ensino de Língua Inglesa no Piauí", relata a professora.

Wellington Pacheco tem 32 anos e desde os 18 trabalha na educação como professor e coordenador pedagógico. Na rede estadual iniciou sua carreira em 2013. Trabalhou na cidade de Novo Oriente como coordenador pedagógico, na 7ª Gerência Regional de Valença como técnico de Gestão e Inspeção. Atualmente está como coordenador na Unidade Escolar Martins Napoleão, em Teresina.

O professor revela que uma experiência internacional vai agregar muito ao seu conhecimento tornando-o um profissional mais qualificado para contribuir com a formação de jovens que buscam na escola pública um caminho para a realização dos seus sonhos.

"Vejo esse curso no exterior como uma grande oportunidade não somente para mim, mas para todos os meus alunos e comunidade escolar. Costumo dizer que todos estão indo comigo. Acho que investir no professor é investir em vidas. Quando essas vidas, especialmente provenientes das classes mais baixas, são transformadas, toda a sociedade é transformada", afirma o professor.


Tags: Intercâmbio PI Projetos e Premiações irlanda