NOTÍCIAS

Pernambuco 15:46, 11 set 2019 Professores participam da elaboração de Projetos Político-Pedagógicos

Foto:

Evento acontece no Recife e segue com programação até a próxima sexta-feira (13) com palestras, oficinas e debates

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), promoveu mais um encontro para a elaboração de Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas das Redes Estadual e Municipal. Estiveram no evento representantes de 21 municípios entre coordenadores pedagógicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental das Secretarias Municipais de Educação, coordenadores da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE), chefes da Unidade do Ensino Fundamental e Médio (UFM) e técnicos responsáveis por educadores de apoio das Gerências Regionais de Educação (GREs) Palmares e Metropolitana Sul.  A formação está acontecendo no Hotel Canariu’s, no Recife, e segue com programação até a próxima sexta-feira (13). 

Durante o evento, os educadores serão orientados e participarão de oficinas, palestras e debates que levem novas informações para a reavaliação do PPP de cada município com base no Currículo de Pernambuco da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Esse documento é o responsável por nortear a maneira como a escola planeja suas ações estratégicas e estabelece metas para conseguir evoluir no processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com a representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Sônia Regina, esta formação é de extrema importância, pois é um momento em que cada município vai fazer ou revisar o seu PPP. “Essa formação é essencial para nós, porque a gente vai fazer o alinhamento entre o Currículo de Pernambuco e o PPP já existente em cada município. Então, esta reunião vai capacitar formadores para, posteriormente, levar aos municípios e fazer um trabalho de alinhamento entre o PPP e o Currículo de Pernambuco”, explicou. 

“Geralmente, as escolas não possuem o PPP ou muitas vezes não são socializados. Os Projetos Político-Pedagógicos devem ser elaborados por toda a comunidade escolar, porque esse documento é algo que traz a questão filosófica e pedagógica da escola, ou seja, a identidade escolar”, considerou a coordenadora de Etapas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Rosinete Salviano. “O impacto que isso causa na vida do estudante é muito grande, porque tudo o que vai ser vivenciado na escola é de conhecimento específico de cada localidade”, completou Rosinete.


Tags: Pernambuco PE Educação PE Educação Pernambuco Governo de Pernambuco Projetos Político-Pedagógicos