NOTÍCIAS

Paraíba 16:18, 23 nov 2016 Professores selecionados no Gira Mundo Finlândia retornam ao Brasil a partir desta sexta-feira

Foto:

Após oito semanas de imersão no sistema educacional finlandês, os 20 professores da Rede Estadual de Ensino selecionados no Programa Gira Mundo Finlândia e atualmente residentes na cidade de Hämeenlinna retornam ao Brasil a partir desta sexta-feira (25). Ao chegarem eles farão a aplicação de um projeto de desenvolvimento, colocando em prática os conhecimentos, habilidades e competências adquiridas na Finlândia. Na semana passada, eles foram visitados pela Coordenação do programa do Brasil. O objetivo da visita foi acompanhar e auxiliar a condução das etapas finais da capacitação promovida pela Häme University of Applied Sciences (HAMK).

O programa Gira Mundo é uma iniciativa dos governos da Paraíba e da Finlândia, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq). Nesta edição foram enviados 20 professores para a Finlândia, país que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), é referência em educação para o mundo.

Ao retornarem à Paraíba, os professores terão seis meses para desenvolver e aplicar seu projeto levando em consideração a experiência acadêmica. Os professores ficaram oito semanas na cidade de Hämeenlinna, no sul da Finlândia, estudando na Hame University of Applied Sciences (HAMK), uma universidade de ciências aplicadas especializada em educação profissional e em cursos moldados para necessidades de grupos de professores.

As etapas cumpridas pelos professores da Paraíba até o presente compreendem: formação sobre o sistema educacional finlandês, aulas com dinâmicas em grupo, apresentação de seminários sobre temas educacionais específicos, elaboração de trabalhos colaborativos e visitas técnicas às escolas finlandesas em Hämeenlinna, além de conhecer as organizações ligadas à educação profissional como ProAkademia e Demola, na cidade vizinha de Tampere. Os professores puderam ainda vivenciar experiências culturais enquanto se adaptavam às condições climáticas locais, importantes para a compreensão das tradições locais.

A Coordenação do programa acompanhou os professores durante a primeira semana e visitaram os professores na quinta semana de imersão na Finlândia, em atividades como workshops, momentos de adaptação cultural na companhia da professora Seija Mahlamäki-Kultanen, diretora da Faculdade de Educação de Professores do Ensino Profissional da HAMK e também promoveu reuniões para apontar os próximos passos e iniciar os procedimentos de acompanhamento das atividades no Brasil.

http://paraiba.pb.gov.br/professores-selecionados-no-gira-mundo-finlandia-retornam-ao-brasil-a-partir-desta-sexta-feira/


Tags: Paraíba PB Gira Mundo Finlândia