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BNCC 12:50, 10 mai 2019 Profissionais da educação avaliam projeto piloto do Referencial Curricular do Estado de Rondônia

Profissionais da educação avaliam projeto piloto do Referencial Curricular do Estado de Rondônia

Profissionais da educação do estado e dos municípios participam nas dependências da escola Major Guapindaia, na cidade de Porto Velho, nesta quarta (8) e quinta-feira (9), de uma formação para implementação do Referencial Curricular do Estado de Rondônia (RCR)

Durante dois dias os profissionais da rede pública de ensino desenvolverão estudos sobre o referencial curricular a ser utilizado ano que vem (2020) nas escolas públicas. O documento piloto está pronto e será distribuído para análise e revisão pelos profissionais.

Essa é mais um ação da equipe da Secretaria de Educação do Estado responsável pelo acompanhamento e elaboração do referencial curricular, documento que vem sendo debatido e desenvolvido em conjunto com vários segmentos afins em todo o território nacional. Estados e municípios estão alinhando as discussões à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo as aprendizagens essenciais definidas no documento.

OFICINAS

O evento será o primeiro de seis que acontecerão também pelo interior do Estado. Os educadores dos municípios poderão participar dos eventos regionais e também dos que serão organizados pelas coordenadorias regionais de educação da Seduc existentes em 18 municípios.

As oficinas serão ofertadas nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, ministradas pelos redatores/formadores da equipe de formação da Seduc em regime colaboração com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O secretário da Seduc, Suamy Vivecananda, destacou que nesta gestão a prioridade é o fortalecimento pedagógico, e a discussão do currículo é fundamental para a efetivação dos projetos políticos pedagógicos das escolas. “Importa o desenvolvimento das ações educacionais, que essas possam acontecer e estejam dentro do escopo do que é real na escola”.

O secretário disse ainda que o referencial curricular em questão não é um documento estático, é um documento que deve seguir a dinâmica da educação.

Para ele a discussão sobre o referencial que será agregado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o momento do “fazer” com que o trabalho possa melhorar. “Vamos trazer a escola para o presente. Vamos cooptar profissionais e escolas para o avanço da educação” – finalizou

BNCC/MEC

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.


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