NOTÍCIAS

Tocantins 18:13, 4 dez 2020 Programa de rádio leva conteúdo educacional para estudantes sem internet de Maurilândia

O projeto ‘Ondas do Saber’, da Escola Estadual Pedro Ludovico Teixeira, leva informação, conteúdos e dicas para estudantes O projeto ‘Ondas do Saber’, da Escola Estadual Pedro Ludovico Teixeira, leva informação, conteúdos e dicas para estudantes
Foto: Divulgação Dicom Seduc

‘Ondas do Saber’, da Escola Estadual Pedro Ludovico Teixeira, leva informação, conteúdos e dicas para estudantes que não têm acesso à internet

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Um programa de rádio de caráter educativo está sendo desenvolvido pela Escola Estadual Pedro Ludovico Teixeira, em Maurilândia do Tocantins. O projeto ‘Ondas do Saber’ tem o intuito de manter a comunidade escolar informada sobre as atividades desenvolvidas pela unidade escolar no decorrer do período de pandemia do novo coronavírus.

Com dicas de conteúdo, estudo coletivo dos roteiros de estudos, com foco na complementação das atividades desenvolvidas no período de pandemia, o programa é uma opção de interação e estudos para boa parte dos estudantes, principalmente os que moram na zona rural sem acesso à internet. O foco principal do programa é trabalhar informações gerais da escola e os conteúdos básicos descritos nos roteiros de estudo entregues aos alunos.

Professor Edilson Alves de Sousa, um dos articuladores da ação, explicou que essa forma de comunicação tem sido algo inovador e ao mesmo tempo um desafio.

“A pandemia tem nos mostrado que precisamos nos reinventar, utilizando as ferramentas que temos, sem perder a nossa postura e missão primordial de continuar ensinando e aprendendo. O momento nos aproximou do rádio, e o rádio nos colocou mais perto dos nossos alunos e de toda a comunidade escolar. Talvez o programa 'Ondas do Saber' não seja o que sonhamos para os nossos alunos, mas tem se tornado uma ferramenta concreta que continua alimentando os nossos sonhos de continuar ensinando”, ponderou.

Para a estudante Geovanna Almeida Ribeiro, do 8º ano do ensino fundamental, a iniciativa tem contribuído para seu desenvolvimento neste ano. “Ter aula pelo rádio está sendo surreal. Jamais imaginaria isso um dia, e está me ajudando muito, principalmente agora nesse momento de pandemia. E por ser no rádio, não ajuda apenas a nós alunos, mas outras pessoas que têm acesso ao rádio também. Nem todos os alunos têm internet em casa, e com esse projeto dos professores de ter aula na rádio, eles conseguem ajudar a todos os alunos sem exceção”.

Já a Izadora Ribeiro, também do 8º ano, sentiu que a ação trouxe comodidade neste momento. “Parabenizo a todos os professores que desenvolveram o projeto Ondas do Saber e fizeram o programa acontecer, principalmente o professor Edilson pelo excelente trabalho. As aulas foram maravilhosas, tudo bem explicado para tirar todas as nossas dúvidas, sem contar que traz mais facilidade para responder às atividades anexas”, relatou.

O programa Ondas do Saber vai ao ar duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, veiculado pela Rádio Interativa 104,9 FM. São atores, neste projeto, funcionários e alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Pedro Ludovico Teixeira, com o apoio da diretoria da Associação de Voluntários ao Desenvolvimento Sustentável do Bico do Papagaio (AVDESBIP), mantenedora da Rádio Interativa FM 104,9.


Tags: Tocantins TO