NOTÍCIAS

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro 17:44, 16 jan 2020 Programa Escola de Heróis atenderá mais 6 mil de alunos em 2020

Paulo Fernando
Foto: Paulo Fernando

Criado em 2019, iniciativa contemplou 300 estudantes. Neste ano, proposta também atenderá jovens do Degase

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro lançou, em setembro de 2019, o Programa Escola de Heróis.A proposta, em parceria com o Corpo de Bombeiros, contemplou 300 estudantes de três escolas. Por conta do retorno positivo, o número de estudantes atendidos e de escolas será ampliado. Neste ano, a iniciativa atenderá mais de 6 mil alunos, de 80 unidades de ensino, incluindo jovens do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase).

Em 2019, a iniciativa foi realizada no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Ciep 336 - Octávio Malta, em Campo Grande, na Zona Oeste; e Ciep 308 - Pascoal Carlos Magno, em Itaboraí. Os alunos tiveram instruções teóricas e práticas de primeiros socorros, prevenção de incêndios e de afogamentos, acidentes de trânsito e domésticos,perigos da linha Chilena, balões,exercícios simulados de evacuação em caso de emergência, entre outras orientações. 

– A iniciativa tem como objetivo tornar estudantes e professores agentes multiplicadores dos conhecimentos preventivos de acidentes, contribuindo na formação do cidadão e levando valores de cidadania, ética, respeito à vida, melhora da convivência em comunidade, consciência coletiva e compromisso com a preservação do meio ambiente.O programa também divulga os principais telefones de emergência e conscientiza os jovens sobre os transtornos gerados pelos chamados trotes – disse o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

Até 2022, a meta é atender 500 escolas, beneficiando aproximadamente 40 mil estudantes da rede pública estadual.


Tags: RJ Secretaria de Educação do Rio de Janeiro