NOTÍCIAS

Olimpíadas 15:25, 16 set 2019 Programa OBMP na Escola será realizado, novamente, na E.E Vilmar Vieira Matos

Programa OBMP na Escola será realizado, novamente, na E.E Vilmar Vieira Matos

Hoje a OBMEP é um programa nacional com ações diversificadas que têm contribuído para a melhoria da qualidade do ensino de matemática no país

Campo grande (MS) - Desde 2018, acontece na Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, em Dourados-MS, Programa OBMP na Escola, de orientação aos estudantes que participam da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMP 2019), sob supervisão do professor Chrystian Vieira de Oliveira.

As atividades do Programa OBMP na Escola serão realizadas na Igreja Batista Boas Novas, que gentilmente cede o espaço para os ciclos. No ano de 2019 o projeto acontecerá às terças-feiras das 13:30h as 16:30h, semanalmente.

Com mais de 10 anos de tradição, a OBMEP é muito mais do que a aplicação de uma prova e a entrega de medalhas e menções honrosas para alguns estudantes. Hoje a OBMEP é um programa nacional com ações diversificadas que têm contribuído para a melhoria da qualidade do ensino de matemática no país da 6ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.

Para aumentar ainda mais o impacto da OBMEP na melhoria da qualidade do ensino da matemática no país, o desafio consiste em envolver cada vez mais as escolas, as secretarias de ensino, os professores e os alunos nas ações propostas pela OBMEP ao longo de todo o ano escolar e na ampliação da utilização dos materiais didáticos elaborados pela OBMEP: provas anteriores, bancos de questões, apostilas, livros, plataformas virtuais, etc.

Desde a sua primeira edição, muitos desses materiais são enviados para as escolas e também são disponibilizados na internet. A partir de 2014, através do Programa OBMEP na Escola, está sendo oferecida uma formação de professores que utiliza esses próprios materiais e promove encontros para os professores estudarem matemática, trocarem experiências e tirarem suas dúvidas para se sentirem mais seguros e preparados para utilizarem os materiais da OBMEP e trabalharem com a metodologia do ensino de matemática através da resolução de problemas.

O professor Chrystian é licenciado em Matemática pela UFGD e possui experiência em OBMEP tendo sido medalhista em 2007, 2009 e 2010. É professor de projetos da OBMEP desde 2016, tendo orientado medalhistas à distância em 2016 e 2017 (Programa de Iniciação Científica Junior – PIC Jr) e estudantes do ensino básico, desde 2018 na Escola Vilmar.

O programa consiste em 7 ciclos de quatro semanas, os roteiros são enviados com as questões que devem ser trabalhadas nos encontros (retiradas dos materiais próprios da OBMEP) e para o nível 2 (8º e 9º Ano do Ensino Fundamental).

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul


Tags: Olimpíadas Mato Grosso do Sul MS Olimpiadas de Matemática