NOTÍCIAS

Roraima 10:46, 3 set 2019 Projeto Bomba Hidráulica Ecológica da Escola Geraldo Pinto participará de Feira de Ciências no RS

Projeto Bomba Hidráulica Ecológica da Escola Geraldo Pinto participará de Feira de Ciências no RS

A unidade de ensino fica localizada no município de Alto Alegre e já participou de várias Feiras de Ciências nacionais

Por Marília Mesquita 

Foto: Ascom/Seed

A Escola Estadual Professor Geraldo da Silva Pinto, localizada no município de Alto Alegre, desenvolve o projeto Bomba Hidráulica Ecológica, que concorrerá de 21 a 25 de outubro na Feira de Ciências da cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

O objetivo do projeto é auxiliar os agricultores do município que trabalham com horta, pois a bomba hidráulica realiza a irrigação das plantas sem a necessidade do uso de energia elétrica. Para confecção da bomba hidráulica é utilizado carneiro hidráulico, cano e um tambor de água de 200 litros.

“Como nós sofremos com a falta de energia constante no Estado e alguns agricultores não possuem energia, desenvolvemos esse projeto para facilitar o trabalho deles”, explicou a coorientadora do projeto, Maria Anaselma Carvalho.

Atualmente é utilizada uma bomba nas dependências da escola e em um sitio, onde passa por testes. A ideia é ampliar a capacidade de água. “Nós queremos expandir a capacidade de água para 500 litros”, ressaltou a coorientadora.

O projeto é desenvolvido desde 2015 pelos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental ao 1° ano do Ensino Médio e já concorreu nas Feiras de Ciências dos Estados de Recife e Minas Gerais. Recentemente participou na cidade de Campo Grande da 71° edição da Fetec (Feira de Tecnologias, Engenharia e Ciências) de Mato Grosso do Sul. Na Feira de Ciências Estadual de Roraima em 2018, ficou em primeiro lugar.

Durante as participações nas Feiras de Ciências, o projeto já ganhou troféus, certificados, medalhas, notebooks e os alunos, celulares. “Representar o Estado é uma responsabilidade muito grande. Além disso, é uma oportunidade de obter novos conhecimentos e principalmente conhecer novas realidades”, disse Maria.

De acordo com dados do Censo Escolar de 2018, a Escola atende 171 alunos no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Correção de Fluxo e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Tags: Roraima RR