NOTÍCIAS

Plano de Intervenção Pedagógica 11:39, 24 set 2019 Projeto “Compartilhando Saberes” é destaque na E.E Dr. Fernando Correa da Costa

Projeto “Compartilhando Saberes” é destaque na E.E Dr. Fernando Correa da Costa

Os conteúdos estudados no projeto transformam-se em atividades a serem compartilhadas com outros estudantes, dentro e fora do ambiente escolar.

Campo Grande (MS) – Estudantes do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa, em Aral Moreira-MS, coordenado pela professora de Língua Portuguesa, Dalva Ezenir Bambil Martins, estão desenvolvendo projeto intitulado “Compartilhando Saberes”, onde os conteúdos estudados transformam-se em atividades a serem compartilhadas com outros estudantes, dentro e fora do ambiente escolar.

O projeto tem como público alvo os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, onde os mesmos, com a intervenção dos discentes do 2º ano Ensino médio. As ações estão previstas no Plano de Intervenção Pedagógica elaborado pelos coordenadores pedagógicos da instituição com apoio da direção.

“Nossa realidade apresenta um grande número de estudantes com dificuldades nesses eixos da língua portuguesa. Sabemos que a interpretação textual e a escrita não é forma atrativa para eles, portanto devemos inovar possibilidades para incentivá-los, tanto a ler, como escrever”, enfatiza professora Dalva Martins.

 O desafio dos discentes auxiliares é fazer com que, de maneira lúdica, o mesmo proporcione situações que permita aos colegas reconhecer a função social do gênero estudado, sua estrutura lingüística e composicional para, posteriormente produzi-los. Isso se faz devido sua presença cada vez maior em nosso cotidiano e a sua linguagem variada: verbal e não verbal, formal e informal. Com isso, eles compreenderão que podem adequar esses diferentes tipos de linguagens a suas pretensões, de acordo com o objetivo do anúncio e de acordo com o seu público alvo. 

A boa interação entre estudantes é fundamental na construção de aprendizagens significativas. Por meio do convívio, eles trocam conhecimentos, aprendem a se relacionar com o outro e constroem valores como cooperação, solidariedade e respeito, “um projeto onde o estudante é protagonista da sua própria aprendizagem, capaz de aprender e de ensinar, compartilhando saberes e conhecimento é fundamental para o aprendizado”, afirma o coordenador Djalma Santos.

Texto : Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul


Tags: Mato Grosso do Sul MS Plano de Intervenção Pedagógica