NOTÍCIAS

Tocantins 18:14, 9 fev 2021 Projeto da Escola Estadual Alfredo Nasser promove atividades com foco no protagonismo e na sustentabilidade

‘Protagonismo e Sustentabilidade’ tem o objetivo de ensinar de forma prática sobre esses dois tópicos importantes para a formação integral dos estudantes ‘Protagonismo e Sustentabilidade’ tem o objetivo de ensinar de forma prática sobre esses dois tópicos importantes para a formação integral dos estudantes
Foto: Divulgação

A esquipe da Escola Estadual Alfredo Nasser, de Porto Alegre do Tocantins, tem desenvolvido um projeto on-line com os estudantes desde o início de janeiro. Com a temática ‘educação ambiental como ferramenta de transformação’, o projeto ‘Protagonismo e Sustentabilidade’ tem o objetivo de ensinar, de forma prática e ativa, sobre esses dois tópicos importantes para a formação integral dos estudantes. O projeto envolve alunos do ensino fundamental, em parceria com alunos das 1ª e 2ª séries do ensino médio e voluntários.

Por meio de roteiros de aulas e vídeos criados por toda a equipe escolar, os estudantes podem observar e conhecer várias formas de praticar a sustentabilidade. Com o projeto, os estudantes colocam a mão na massa, produzindo seus próprios vídeos de divulgação sobre educação ambiental. Além dos objetos de conhecimento estudados em Projeto de Vida, a ação colabora com diversas áreas do conhecimento, potencializando as boas práticas nas redes sociais.

Professora e mediadora do Projeto, Nayra Thaís Ferreira Batista destacou o empenho dos estudantes no desenvolvimento das atividades. “O mundo mudou e com essa transformação tivemos que nos adaptar as diversas nuances de nosso corpo discente, principalmente no que tange à falta de meio tecnológico. Fiquei surpresa com a capacidade e interesse por partes dos alunos no evento e como eles se sobressaíram usando aplicativos e programas para fazer seus materiais audiovisuais”.

Para a estudante Karla Victória Gomes Barbosa, do 8° ano, a temática do projeto é importante e incentiva a criatividade. “Trabalhar em um projeto que tem como tema principal educação ambiental está sendo bem interessante, desde a realização das atividades enviadas no roteiro de estudos até atitudes cotidianas, passamos a tomar consciência de certos hábitos prejudiciais ao meio ambiente e o que podemos fazer para mudá-los. O processo de fazer vídeos pra espalhar o conhecimento foi fácil e prático, afinal, compartilhar boas informações é sempre útil. Creio que se fosse um evento escolar feito presencialmente não atrairia tanta atenção do público ou seria compreendida da mesma forma”, ponderou.

Já o diretor escolar, Arlindo Fernandes Neto, ressaltou a interdisciplinaridade  da ação. “Antes de conhecer os objetivos do desenvolvimento sustentável, é importante lembrar que esse conceito não se limita apenas à preservação de recursos naturais de um ecossistema, visto que também é construído com base na equidade entre desenvolvimento econômico, social, ambiental e ecológico. Nesse sentido, a professora Nayra procurou mostrar que o indivíduo deve avaliar suas atitudes e as possíveis consequências que eles provocam no meio ambiente e buscar seus interesses de modo que não haja grandes agressões a ele”, finalizou.


Tags: Tocantins TO