NOTÍCIAS

Maranhão 10:14, 1 dez 2020 Projeto de gestora maranhense é selecionado para ebook sobre práticas pedagógicas da Câmara Federal

Projeto de gestora maranhense é selecionado para ebook sobre práticas pedagógicas da Câmara Federal


Brena Camila Lobato, gestora pedagógica da unidade vocacional de Açailândia do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), teve seu projeto ‘Mulheres Iema costurando sonhos’, selecionado para compor um ebook que traz em sua composição nove experiências inspiradoras de projetos de educação para a democracia aplicados em escolas públicas.

A proposta tem como objetivo despertar entre as alunas do curso de corte e costura da unidade de Açailândia a consciência democrática no protagonismo histórico e social brasileiro. A ação teve início a partir da participação de Brena no projeto da Câmara Federal no ano passado.

“Eu e todas as mulheres que estão comigo nesse processo já não somos as mesmas. Não existe neutralidade, nem termos acadêmicos quando trabalhamos com vidas, ainda mais quando essas vidas são tocadas de alguma forma pelo nosso trabalho. O que mais me marcou e fica em toda essa caminhada é o carinho, escuta, o cuidado, a entrega e o amor. Não se pode fazer educação para a democracia se isso não for de você, se não estiver correndo em suas veias. Eu costurei sonhos junto com minhas alunas, e formamos uma linda colcha que o tempo não desmanchará”, contou a gestora.

Ao longo do projeto, foram realizadas 11 ações que envolveram: dinâmicas de integração, debates, palestras e rodas de conversas voltadas para o empoderamento feminino e a saúde da mulher.

“Para mim tem um significado muito grande, pois vivemos em uma época de desvalorização da nossa profissão. Um momento como esse é o reconhecimento do papel do nosso trabalho na sociedade e do nosso poder de mudança. Representa muito, pois tenho a convicção de que o meu trabalho com o apoio da equipe pode fazer a diferença”, afirmou.

O programa Missão Pedagógica no Parlamento é uma formação para educadores e educadoras que acreditam ser a escola um espaço importante para a formação cidadã democrática e desejam trabalhar temáticas como cidadania, política, democracia e poder legislativo em suas escolas.

Brena foi selecionada e representou o Maranhão no Missão Pedagógica no Parlamento promovido pela Câmara dos Deputados, no período de 10 a 14 de junho de 2019. No encontro presencial, os selecionados foram recebidos em Brasília para conhecer a Câmara dos Deputados e trabalhar conhecimentos relacionados ao Parlamento e à educação para democracia nas escolas por meio de palestras, oficinas e rodas de conversas.

Na oportunidade, a docente teve contato com professores de vários estados, para troca de experiências e conhecimento de outras realidades educacionais. “Com essa oportunidade, tive uma ampliação do olhar, e a minha visão de educação para democracia reconstruída. Sou muito grata em trabalhar no Iema. Amo e acredito muito no nosso trabalho. É uma instituição que nos dá liberdade para trabalhar, incentivando sempre nossa criatividade e a busca por conhecimento. Então eu agradeço essa conquista muito à equipe técnica que sempre nos acolhe e valoriza”, concluiu.

Fonte: Seduc


Tags: Maranhão Gestão Escolar Educação Integral MA