NOTÍCIAS

Folclore 15:32, 6 set 2019 Projeto de Resgate ao Folclore Brasileiro é realizado na EE Leontino Alves de Oliveira

Projeto de Resgate ao Folclore Brasileiro é realizado na EE Leontino Alves de Oliveira

O objetivo foi propor atividades sócios culturais e ambientais, incentivando criatividade e integração, através de lendas, parlendas e “causos” contados ou lidos, a partir da literatura de cordel.

Campo Grande (MS) – A direção da EE Leontino Alves de Oliveira, localizada no município de Rio Negro-MS, realizou, no mês de agosto, o Projeto Resgatando o Folclore Brasileiro, desenvolvido de forma interdisciplinar, com as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio.

O objetivo do projeto foi proporcionar aos estudantes, atividades sócios culturais e ambientais, incentivando a criatividade e a integração da criança com a magia de viver as lendas, parlendas e “causos” contados ou lidos, a partir da literatura de cordel. Desta forma, o projeto possibilitou trabalhar, provérbios, músicas, adivinhações, comidas típicas, danças preservando o folclore e a nossa cultura.

As atividades produzidas foram: Pintura de desenhos (colagem de frases usadas em para choques), Jornal com notícias folclóricas; Pesquisa típica e tradicional da região de MS incluindo as receitas tradicionais da família de cada aluno; Pesquisa de músicas, brincadeiras e brinquedos antigos; Produção de jogos de mesa (jogos de memória, quebra-cabeça); Produção de livros de receitas; Ilustração de parlendas; Produção de livros sobre personagens folclóricos; Exposição de remédios caseiros juntamente com a receita; Dramatização de parlendas e trava língua.

De acordo com os professores envolvidos o resultado desse trabalho integrado foi excelente, pois, puderam observar o encantamento das crianças durante e a produção do material, que foi exposto em um momento específico para toda a comunidade Leontino prestigiar.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul


Tags: Mato Grosso do Sul MS Folclore