NOTÍCIAS

Bahia 11:21, 1 jul 2020 Projeto de videoaulas contribui para o aprendizado de estudantes da Educação Profissional da Bahia

Projeto de videoaulas contribui para o aprendizado de estudantes da Educação Profissional da Bahia

Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Médio Sudoeste da Bahia, localizado em Itororó, estão ampliando os seus conhecimentos através do projeto de videoaulas desenvolvido pelos professores da unidade escolar. Nas aulas, que acontecem diariamente, sempre a partir das 18h30, são transmitidas ao vivo, por meio da plataforma Google Meet, são abordados diversos conteúdos relacionados às temáticas trabalhadas nos cursos presentes em cinco eixos pedagógicos. Os links das videoaulas são compartilhados nos grupos de WhatsApp de cada eixo e os estudantes acompanham através de computadores, notebooks, celulares ou tablets.

Segundo o professor Allan Sousa, que idealizou o projeto, juntamente com a professora Carolina Viana, as videoaulas foram iniciadas no início do mês de junho, de forma experimental, com os estudantes do anexo do CETEP,  de Nova Canaã e, agora, a iniciativa é estendida para todos os estudantes da unidade de ensino. Cada eixo tem o seu dia específico para a participação no projeto. Além disso, o CETEP firmou uma parceria com o Instituto Instituto de Alta Performance Integrado e Sistêmico (IAPIS), com o qual estão sendo realizadas  várias palestras com o tema "Como gerir emoções", ministradas pela especialista em inteligência emocional, Tatiane Paes. Ao final do ciclo de palestras, os estudantes receberão certificados do instituto.

"As videoaulas consistem em uma ferramenta pedagógica, totalmente gratuita e participativa. Além das videoaulas ministradas pelos professores, contamos com a participação de diversos convidados palestrantes. O projeto se mostrou um sucesso e de suma importância para a comunidade escolar como um todo, pois temos a oportunidade de discutir assuntos relevantes com os estudantes e professores, além de promover uma maior integração entre os diversos segmentos da escola, com estudantes de cidades e cursos variados, que fazem parte da realidade de nossa instituição de ensino de caráter territorial", explicou o professor Allan Sousa.

A estudante Débora Luiza Santos, 18, que faz o curso técnico em Zootecnia, aprovou a iniciativa da videoaulas. "Participar das videoaulas está tendo uma fundamental importância, pois, por motivos da pandemia, não estamos podendo ter aula presencial. Esta é uma forma de estarmos por dentro dos conteúdos, de interagirmos com outros estudantes e professores, ou seja, é um meio para não ficarmos parados e sim aprendendo, porque a melhor coisa é continuar estudando", opinou

Para a estudante Pricila Sena, 30, do curso técnico em Agroecologia, as videoaulas estão tornando a sua rotina de estudo mais produtiva. "As videoaulas estão sendo tudo pra mim, pois consigo aprender sem sair de casa, com aulas práticas, super produtivas, fáceis para o aprendizado e feitas por professores maravilhosos, que têm nos motivado para que possamos dar o nosso melhor a cada dia e isso é gratificante demais. O aplicativo Google Meet é super fácil de ser manuseado, pois aprendemos com suavidade os conteúdos acessados de nossas casas", afirmou.

Suspensão das aulas
As aulas na Bahia estão suspensas por decreto do Governo do Estado e serão repostas a partir da elaboração de um novo calendário escolar.


Tags: Bahia Educação Profissional BA Portal da Educação