NOTÍCIAS

Plano de Intervenção Pedagógica 16:40, 23 set 2019 Projeto “Física Fácil” é destaque na E.E Dr. Fenando Correa da Costa

Projeto “Física Fácil” é destaque na E.E Dr. Fenando Correa da Costa

Objetivo é levar o estudante a verificar como ocorrem os processos de eletrização por atrito e a indução eletrostática aplicada a um corpo neutro.

Campo Grande (MS) – Estudantes do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa, em Aral Moreira-MS, participaram de ações com experimentos práticos, voltados para melhorar o desempenho na disciplina de Física, com enfoque na aprendizagem de qualidade

As ações estão previstas no Plano de Intervenção Pedagógica, elaborado pelos coordenadores pedagógicos da instituição com apoio da direção. De acordo com a professora de Física, Patrícia Sakaue o tema foi eletrização por atrito e a indução eletrostática no cotidiano.  

Esta experiência tem como objetivo levar o estudante a verificar como ocorrem os processos de eletrização por atrito e a indução eletrostática aplicada a um corpo neutro. Como o próprio nome diz, atritando-se, ou melhor, colocando-se dois corpos constituídos de substâncias diferentes e, inicialmente, neutros em contato, um deles cede elétrons, enquanto o outro recebe.

Ao final, os dois corpos estarão eletrizados e com cargas elétricas opostas. Em alguns momentos do nosso cotidiano, deparamo-nos com situações um “pouco estranhas”, nas quais tomamos choques em maçanetas de portas, na tela da TV ou até mesmo quando encostamos em outra pessoa.

Esses pequenos choques ocorrem em razão da eletricidade estática que adquirimos diariamente. Essas cargas são adquiridas por alguns processos de eletrização conhecidos há séculos. São três os processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.

Visto que a eletrização é um conteúdo visto também em Química, o professor dessa área pode, também, aproveitar esta aula experimental em sua prática, ou, melhor ainda, os professores de Física e Química podem dar uma aula interdisciplinar sobre a natureza elétrica da matéria. 

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul


Tags: Mato Grosso do Sul MS Plano de Intervenção Pedagógica