NOTÍCIAS

Tocantins 18:51, 10 dez 2019 Projetos de leitura contribuem para a melhoria do aprendizado em escola de Pindorama

A culminância dos projetos reuniu os estudantes e comunidade para recontos e apresentações O escritor Maximiliano Bezerra participou da atividade com os estudantes
Foto: Divulgação

Em 2019, foram lidos cerca de 710 livros e desenvolvidas diversas atividades de produção oral e escrita sobre obras literárias dos mais variados gêneros e autores

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

A comunidade do Colégio Estadual Manoel dos Santos Rosal, de Pindorama, participou da culminância de dois projetos de leitura. ‘O mundo da leitura e seus outros mundos’ e ‘Além da imaginação’ foram desenvolvidos ao longo do ano letivo, com o objetivo de melhorar a criticidade, a oralidade e a escrita por meio da leitura de diversos gêneros literários, com momentos de interação que envolveram também a família dos estudantes.

Do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio, cerca de 200 estudantes participaram das atividades, organizadas pelas professoras Elba Aparecida Antunes Ribeiro e Rosângela Teixeira.

No dia 6 de dezembro, sob a orientação da professora Rosângela, os estudantes do ensino médio apresentaram resumos das obras literárias lidas em forma de teatro, resumos e desfiles.

E nesta segunda-feira, 9, as turmas da professora Elba Aparecida apresentaram os resultados do projeto. A ação contou com a participação do professor e escritor tocantinense Maximiano Bezerra. Os estudantes puderam entrevista-lo, além de declamar poemas, jogral, e dar depoimentos sobre as aprendizagens adquiridas. 

“Os objetivos foram alcançados e os resultados foram satisfatórios. Conseguimos envolver os alunos e as famílias nas mais variadas atividades orais e escritas, o que colaborou com desenvolvimento das competências e habilidades de leitura e escrita. Sem falar que encerrar o projeto com o professor Maximiano Bezerra, escritor tocantinense que teve suas obras lidas durante o trabalho, foi muito importante para  nossa escola”, frisou a professora Elba Aparecida Antunes Ribeiro.

Aprendizados

Os estudantes destacaram todo o conhecimento e melhorias na aprendizagem, proporcionados pelo projeto. “Lemos, discutimos, trabalhamos coletivamente durante o ano sobre vários temas como bullyng, a vida cotidiana, aventura, romance e, neste último bimestre, a nossa turma dedicou-se  à literatura tocantinense. Foi muito legal encerrar o projeto com a presença do escritor Maximiano Bezerra. Aprendemos muito”, contou Sávio Silva Santos, do 8º ano do ensino fundamental.

“Através do projeto fui estimulado a ler muito mais, foi um desafio muito legal, além de superar a dificuldade que eu e outros colegas tínhamos para apresentar em público”, pontuou Kesmy Thierrez Mendes Souza, aluno do ensino médio parcial.

E a família também aprovou a atividade. “Acompanhei durante o ano o envolvimento do meu filho nas atividades de leitura. Ele desenvolveu muito a oralidade, a escrita, e foi fantástico o trabalho da professora e dos alunos”, reforçou Vanderléia Pereira Branquinho, mãe do estudante Arthur, do 8º ano, e que sempre está presente nas atividades.

Durante o ano, foram lidos cerca de 710 livros e desenvolvidas diversas atividades de produção oral e escrita sobre obras literárias dos mais variados gêneros e autores, desde os clássicos aos contemporâneos, dos nacionais aos universais. 


Tags: Tocantins TO Incentivo à leitura