NOTÍCIAS

Paraíba 17:10, 13 dez 2016 Pronatec Aprendiz aplica projeto-piloto na Paraíba com aulas a partir do próximo mês

Foto:

As aulas inaugurais do Pronatec Aprendiz foram realizadas nesta terça-feira (13), em João Pessoa e Campina Grande, numa parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), com o Governo Federal. O secretário de Estado de Educação, Aléssio Trindade, e o diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, do Ministério do Trabalho, em Brasília, Higino Brito Vieira, fizeram o lançamento oficial do programa na Paraíba. Os cursos começam no dia 9 de janeiro.

Segundo o secretário Aléssio Trindade, o Pronatec Aprendiz vem complementar a formação do aluno da rede estadual, com foco no mercado de trabalho. “Nós já temos o PBVest preparando o aluno para a universidade, os investimentos em esportes com os jogos escolares, as inciativas voltadas à cultura com o projeto Prima, por exemplo, e reforçamos, agora, a qualificação do jovem para o mercado de trabalho”, disse. “É uma ótima oportunidade de se qualificar e trabalhar numa empresa durante o curso”, complementou.

O representante do Ministério do Trabalho, Higino Vieira, disse que a edição do Pronatec Aprendiz na Paraíba integra um projeto-piloto que é desenvolvido também no Rio de Janeiro e Goiás. “Esperamos lograr êxito para que esse modelo possa ser aplicado, também, em outros Estados, aumentando a abrangência em 2017”, revelou. “O Pronatec Aprendiz estava adormecido e procuramos, agora, uma forma de voltar com o projeto, trazendo o jovem para o mercado de trabalho, despertando nele o interesse vocacional”, completou.

Um dos alunos já matriculados no Pronatec Aprendiz é Túlio Andrade Batista, de 16 anos. Ele estuda no Instituto de Educação da Paraíba (IEP), em João Pessoa. “Fiquei sabendo do Pronatec Aprendiz por meio de um professor e logo procurei me matricular”, disse o estudante que, futuramente, pretende se formar em Direito. Apesar de alguns alunos já estarem matriculados, a exemplo de Túlio, o Pronatec Aprendiz ainda possui cerca de 50 vagas disponíveis. O aluno interessado deve procurar a direção da escola onde estuda para se informar.

Vagas – Ao todo, estão sendo oferecidas 200 vagas para alunos interessados nos cursos de assistente administrativo, assistente de tesouraria e operador de computador. Quem se matricular deve fazer os três cursos. Os cursos serão ministrados na Escola Professora Úrsula Lianza e na Escola Presidente João Goulart, ambas em João Pessoa; além da Escola Padre Emídio Viana, em Campina Grande. Cada turma possui 25 alunos e os cursos possuem carga horária de 160h. As aulas acontecerão à tarde, duas vezes na semana. Nos outros dias o aluno estará numa empresa parceira, aplicando a teoria na prática.

Cada aluno receberá uma bolsa no valor de R$ 2,00 por aula assistida (são quatro aulas por tarde), além de um salário mínimo proporcional à jornada em cada empresa (seis ou quatro horas diárias, dependendo da empresa). O aluno interessado deve ter entre 15 e 21 anos de idade, estar matriculado no Ensino Médio, ter disponibilidade de horário à tarde e facilidade de locomoção até o local do curso.

http://paraiba.pb.gov.br/pronatec-aprendiz-aplica-projeto-piloto-na-paraiba-com-aulas-a-partir-do-proximo-mes/

Tags: Paraíba Pronatec PB