NOTÍCIAS

Currículo de Sergipe 18:03, 12 ago 2020 Proposta preliminar do Currículo de Sergipe e cenários da implantação do Novo Ensino Médio foram apresentados ao Conselho Estadual de Educação

Foto:

A Seduc lançou no dia 20 de julho a II Consulta Pública da Proposta Preliminar do Currículo de Sergipe para o Ensino Médio

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (Semed/DED), participou na tarde desta quinta-feira, 6, da 11ª Sessão Plenária do Conselho Estadual de Educação (CEE), reunião que aconteceu de maneira remota por meio da plataforma Google Meet. A participação teve como objetivo apresentar aos conselheiros do CEE a Proposta Preliminar do Currículo de Sergipe para o Ensino Médio, cuja consulta pública já está aberta e pode ser acessada no Portal Estude em Casa, da Seduc, até o dia 23 de agosto, pelo link:http://www.seed.se.gov.br/estudeemcasa/#/437.

A participação da Seduc contou com a diretora do DED, professora Ana Lúcia Lima Rocha Muricy; da coordenadora de Etapa do ProBNCC Ensino Médio e chefe do Serviço de Ensino Médio da Seduc, professora Isabella Santos; da coordenadora pedagógica do Semed, Fernanda Araújo; da coordenadora pedagógica do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI), Sarah Karenine; e da chefe do Serviço de Educação Profissional, Rivânia Andrade. O encontro foi aberto pela diretora do DED, que aproveitou o momento para convidar os conselheiros a participarem da consulta pública e enviar sugestões para aperfeiçoar o documento do Currículo de Sergipe.

Ana Lúcia Lima Rocha destacou que o trabalho feito em torno do Currículo será uma revolução no Ensino Médio de Sergipe. "Esse momento agora é para apresentar a vocês essa versão inicial que está sendo objeto de consulta, a fim de que conheçam e tentem, juntamente com a gente, melhorar e aperfeiçoar cada vez mais. É importante dizer que existe um grupo ProBNCC, que são os nossos redatores. É um grupo de professores que foi selecionado por meio de edital, por mérito. Esses profissionais trazem a prática deles de sala de aula para esse momento da construção do Currículo. É uma equipe formidável, da qual temos muito orgulho", disse.

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Luana Boamorte, parabenizou a equipe da Seduc pela explanação feita aos conselheiros. "De fato, esse é um trabalho que vai demandar um cuidado especial de todos os conselheiros. São pautas novas que ensejam uma apropriação muito particular. É preciso um espírito colaborativo que fortaleça a todos, porque realmente o desafio é incomensurável. O que essa reforma propõe é algo que nunca foi estabelecido no país e em Sergipe", afirmou.

Apresentação

A coordenadora do Serviço de Ensino Médio, Isabella Santos, deu início à apresentação, mostrando toda a fundamentação legal do Currículo de Sergipe. Ela também apresentou o cenário atual do Novo Ensino Médio em Sergipe, com a quantidade de escolas-piloto que atualmente ofertam o Novo Ensino Médio, e a distribuição de carga horária para essa modalidade de ensino. Isabella falou sobre a importância da construção do Currículo de Sergipe. "Esse é um trabalho que já vem sendo feito desde 2018. É uma satisfação trazer hoje o resultado de uma discussão de, no mínimo, dois anos, em que mostramos onde estamos e para onde precisamos ainda caminhar na Educação de Sergipe", disse.

A chefe do Serviço de Educação Profissional, Rivânia Andrade, fez a apresentação de possibilidades da oferta da Educação Profissional para os alunos. "Esse é um grande momento de expansão da Educação Profissional e de melhor atender a essa demanda que tanto precisa de uma formação profissional para galgar o mundo do trabalho", declarou.

A coordenadora pedagógica do NGETI, Sarah Karenine, fez uma apresentação de quatro propostas de matrizes de Organização Curricular, detalhando cada uma delas. "Esse foi um trabalho coletivo, construído em conjunto. Para mim é uma alegria ver o Educação Integral chegando a todos os espaços. Estamos fazendo esse trabalho há bastante tempo, com as eletivas, os Projetos de Vida, a ampliação da carga horária, com trabalhos por área do conhecimento, capacitação de professores. Agora, a gente chega para apresentar algo concreto aos conselheiros, neste momento tão especial", afirmou.

Consulta pública e seminários

A Seduc lançou, no dia 20 de julho, a II Consulta Pública da Proposta Preliminar do Currículo de Sergipe para o Ensino Médio, que pode ser acessada no Portal Estude em Casa, da Seduc, até o dia 23 de agosto, no link:http://www.seed.se.gov.br/estudeemcasa/#/437. A partir dessa ação, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, por meio do Serviço de Ensino Médio/Departamento de Educação, está realizando uma série de seminários com o objetivo de engajar os professores e demais interessados em participar do processo de construção coletiva do Currículo de Sergipe para o Ensino Médio e coletar contribuições para a proposta preliminar do documento.

Os seminários serão realizados por meio digital na Plataforma Google Meet e terão como público-alvo os professores, gestores, profissionais da Educação que atuam em escolas que ofertam o Ensino Médio e demais interessados. As inscrições podem ser feitas por meio do link:https://forms.gle/ZGW7cUyM74wU3gqeA.

Todos os seminários acontecerão no horário das 15h. O primeiro ocorreu na quinta-feira, 6 de agosto (Formação Geral Básica-Matemática e Ciências da Natureza); o segundo acontece nesta sexta-feira, dia 7 (Formação Geral Básica- Linguagens e Ciências Humanas); o terceiro dar-se-á no dia 13 de agosto (Itinerários Formativos - Linguagens, Ciências Humanas e Formação Técnica Profissional), e o último, no dia 14 (Itinerários Formativos - Matemática, Ciências da Natureza e Formação Técnica Profissional).


Tags: SE BNCC Currículo de Sergipe