NOTÍCIAS

Paraná 10:38, 6 jan 2016 Provas da EJA online reúnem mais de 25 mil candidatos no Paraná

Provas da EJA reúnem mais de 25 mil candidatos em 2015 Provas da EJA reúnem mais de 25 mil candidatos em 2015
Foto: Hedeson Alves/SEED-PR

A Secretaria de Estado da Educação promoveu, entre setembro a dezembro de 2015, quatro etapas da prova online da EJA (Educação para Jovens e Adultos). Os exames reuniram 25.053 candidatos que tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Foram realizadas duas etapas para cada modalidade (Fundamental e Médio) e no total foram aplicadas 51.094 provas online. Os candidatos fizeram as provas em laboratórios de escolas estaduais do Paraná inteiro. Todos os exames foram gratuitos.

Para obter o certificado de conclusão o candidato precisava alcançar nota superior ou igual a 60. Em cada etapa o estudante podia se inscrever em até seis disciplinas. As provas online da EJA são aplicadas desde 2012 pela Secretaria da Educação e se tornaram uma grande oportunidade para os candidatos continuarem estudando.

“É importante para os candidatos terem a oportunidade de concluir as disciplinas ofertadas e com isso conseguirem melhorar a própria condição estudantil deles. Isso pode ajudar até a arrumar um emprego melhor, pois poderão concorrer em nível de igualdade com outros candidatos”, disse a chefe do Departamento de Educação para Jovens e Adultos, Márcia Dudeque.

No mês de setembro, o auxiliar de eletricista Roberto Carlos Alves, de 34 anos, aproveitou as provas online para concluir o Ensino Fundamental. “Essa prova online foi uma grande oportunidade para nós. Eu trabalho e às vezes tenho que viajar, ficar até mais tarde na empresa. Não tenho muito tempo para estudar. O tempo que sobra você fica com a família. No exame online, se você não sabe o conteúdo, não passa. Facilitou bastante”, disse Roberto. Ele fez as provas no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Paulo Freire, em Curitiba.

Os exames são feitos de forma presencial em laboratórios de informática vistoriados e homologados pelas Coordenações Regionais de Tecnologia Educacional e pela Secretaria de Educação do Paraná.

Para 2016 estão previstos mais exames online da EJA para conclusão dos ensinos Fundamental e Médio. O cronograma está em fase de estudos.

Tags: Paraná EJA PR educação de jovens e adultos Prova online