NOTÍCIAS

Bahia 20:05, 18 nov 2020 Psicólogos orientam educadores, servidores e estudantes sobre importância do autocuidado em tempos de pandemia

Psicólogos orientam educadores, servidores e estudantes sobre importância do autocuidado em tempos de pandemia

O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), continua realizando atendimentos para professores, servidores e estudantes da rede estadual, com o acompanhamento de psicólogos. Nesta quarta-feira (18), a psicóloga Marina Basso realizou uma oficina através do Google Meet, ressaltando a importância do autocuidado e do acolhimento emocional. O encontro contou com a participação de gestores, professores e estudantes do 3º e 4º ano da rede estadual.

Para Marina Basso, pequenas iniciativas podem fazer a diferença e trazer mais leveza para a vida das pessoas neste momento da pandemia. “Os principais cuidados são bem simples, principalmente porque a primeira tarefa é priorizar  você mesmo. O nosso humor é resultado da forma de pensar e interpretar as situações. Então, se faz necessário identificar o que na rotina de atividades podem tirar o foco do negativo ou da ansiedade. Pode ser uma meditação, uma caminhada, ouvir música. Cada pessoa vai encontrar algo prazeroso que vai deixar o seu dia mais feliz e equilibrado. Uma outra coisa que precisamos ficar atentos é na quantidade de atividades que propomos a fazer. É importante não colocarmos muitas coisas na rotina para não sobrecarregar e gerar uma frustração. Essa medida simples ajuda bastante”.  

De acordo com a superintendente de Recursos Humanos da Educação, Rosário Muricy, ao longo dos 11 anos de desenvolvimento do programa,  a secretaria vem aperfeiçoando e valorizando as ações de prevenção e promoção da saúde dos professores e servidores. “O apoio emocional oferecido pelo programa aos servidores da rede e à comunidade escolar está fazendo toda a diferença. As oficinas em grupo, promovidas e realizadas com as unidades escolares, oportunizaram o espaço de fala e escuta. Estamos acompanhando os resultados das ações e os feedbacks de perto. Percebemos, através dos relatos e depoimentos, que os atendimentos estão mudando de forma positiva os participantes”, afirmou.

De março ao dia 13 de novembro deste ano, o programa já realizou 7.553 atendimentos individualizados com psicólogos e 1.087 oficinas, com um alcance de  20.877 participantes de 693 escolas.

Atendimento psicológico - Os professores e servidores da rede estadual de ensino podem solicitar atendimento psicológico on-line individualizado, através do e-mail:  saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br.  Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que o interessado está lotado. Após a solicitação via e-mail do agendamento, o servidor é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou pelo Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda.

Tags: Bahia BA Psicologia atendimento especializado