NOTÍCIAS

Sustentabilidade 16:02, 28 out 2019 Reaproveitamento sustentável é tema de projeto de estudantes do CEEJA

Reaproveitamento sustentável é tema de projeto de estudantes do CEEJA

Materiais que, frequentemente, seriam descartados foram utilizados como proposta para a realização do projeto, entre eles produção de sabão.

Campo Grande (MS) - Visando o reaproveitamento sustentável de material de descarte, estudantes do Ensino Médio do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – Profª Ignês De Lamônica Guimarães, localizado no Bairro Miguel Couto, em Campo Grande-MS, desenvolveram, com auxílio do professor de química, a produção de sabão líquido e sólido.

Materiais que, frequentemente, seriam descartados foram utilizados como proposta para a realização do projeto, os estudantes trouxeram garrafas pets, copos plásticos e óleo de cozinha descartável. Utilizando destes materiais e também detergente, sal de cozinha e soda cáustica os alunos acompanharam passo a passo a produção de sabão líquido e sólido, assim como sua aplicabilidade economicamente.

“Durante o projeto os estudantes identificaram os elementos químicos que compõem cada substância, quais reações químicas ocorreram durante sua manipulação e ainda aprenderam a fazer o cálculo de rendimento de quanto o litro de óleo pode gerar de sabão, este produto final pode ser consumível ou comercializado gerando uma fonte de renda aos estudantes”, menciona professor Aykell Fernando.

De acordo com o diretor Mauro Matsuo Yamazato. “O projeto abrangeu temas contemporâneos como a educação ambiental e financeira. Através do protagonismo os estudantes compreenderam sobre o reaproveitamento sustentável e fontes de economia e renda, tudo isso alinhado a uma prática pedagógica dinâmica e atrativa utilizando-se de uma metodologia ativa”, finaliza diretor.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul


Tags: Mato Grosso do Sul MS Sustentabilidade