NOTÍCIAS

ENEM 09:58, 3 jun 2020 Rede Estadual de Sergipe registra aumento de 19,83% no número de inscritos para Enem 2020

Foto:

São 12.700 inscritos em 2020 e ultrapassa em 19,83% se comparado com 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, nesta quinta-feira, 28, que 6,1 milhões de pessoas se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio. A rede estadual de ensino de Sergipe registrou 12.720 candidatos inscritos. Esse número ultrapassou em 19,83% o quantitativo se comparado com 2019, quando 10.615 candidatos se inscreveram. O Inep ainda não divulgou os dados gerais do número de inscritos em Sergipe.

Segundo informações do site do Inep, no final do mês de junho será feita uma enquete com os participantes. As datas das provas do exame serão definidas após essa consulta.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, destaca que este ano foi atípico, por conta da pandemia da Covid-19, mesmo assim comemora os números alcançados. "Essa pandemia acarretou em distanciamento social e suspensão temporária das aulas presenciais. Agradecemos toda a mobilização feita pelas Diretorias Regionais de Educação, pelas escolas, gestores e professores, que realizaram uma grande força tarefa, motivando positivamente os estudantes. A gente pede aos alunos que continuem empenhados nos estudos, a fim de que possam alcançar o tão sonhado objetivo de ingressar no Ensino Superior", afirmou.

Força tarefa

Desde que se iniciaram as inscrições para o Enem de 2020, no dia 11 de maio, a Seduc coordenou o trabalho de incentivo com o fito de inscrever o maior número de estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de Sergipe.

"Plantão Enem" com dúvidas sendo esclarecidas por telefone; Webconferência entre gestores, professores e alunos; publicações nas redes sociais; campanha com cards; veiculação de Spot em emissora de rádio; auxílio aos alunos via grupos de WhatsApp e solicitação de isenção da taxa de inscrição foram algumas das ações de mobilização feitas pelas escolas e Diretorias de Educação para ajudar os estudantes a se inscreverem no Enem.

Em algumas unidades de ensino, a exemplo do Colégio Estadual Barão de Mauá, localizado em Aracaju, respeitando as exigências dos órgãos de saúde, os estudantes foram até a escola a fim de preencher a própria inscrição.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Rocha Muricy, a Seduc tem vários exemplos de somação de esforços nesse período de distanciamento social. "Toda a Secretaria se envolveu nas ações de comunicação, suporte e acompanhamento das inscrições, especialmente as escolas que implantaram diversas estratégias para acesso aos estudantes e de apoio operacional, entrando em contato com todos os alunos, auxiliando um a um em suas inscrições, bem como abrindo seus espaços e disponibilizando os computadores para aqueles que não tinham acesso à internet, com todos os cuidados para a manutenção da saúde de todos os envolvidos na ação. Parabéns a todos que colaboraram nesse importante processo", disse.

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, também comemorou o número expressivo de alunos inscritos no Enem. "Tivemos dois aliados nesse processo. Um foi o sentimento de envolvimento por parte da Seduc, Diretorias Regionais e escolas, por meio da força tarefa; e outro foi a motivação de todos os envolvidos tecnicamente e dos alunos. Tivemos estudantes com perfil de protagonistas, os quais se engajaram em disseminar informações e ajudar os outros nesse momento de inscrição para o Enem", declarou.

Ela explica que, dos 4.535 alunos matriculados no Programa Pré-Universitário da Seduc, 4.266 estão inscritos no Enem e cadastrados no Sistema Integrado Administrativo Educacional (SIAE). Esse número equivale a 94% dos alunos do Preuni. "Quanto aos 269 restantes, pode ser que estejam inscritos no Enem e ainda não tivemos acesso à informação", explicou.


Tags: Sergipe SE ENEM