NOTÍCIAS

Regime de Colaboração 16:32, 2 out 2019 Referência nacional, “Regime de Colaboração” é enfoque em VII Encontro de Formação de Gestores

Referência nacional, “Regime de Colaboração” é enfoque em VII Encontro de Formação de Gestores

Evento ocorreu nesta terça e quarta feira (1º e 2.10), no auditório da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

Campo Grande (MS) - Propiciar momentos de formação aos dirigentes e técnicos das secretarias municipais de Educação, aprimorar a gestão municipal e o regime de colaboração, objetivando a melhoria do ensino público, bem como, um grande avanço para as políticas públicas de educação. Este é o intuito do VII Encontro de Formação aos Gestores Municipais de Educação, que está sendo realizado, nesta terça e quarta feira (1º e 2.10), no auditório da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL)

O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (SED), juntamente com União Nacional dos Dirigentes de Educação (UNDIME-MS), com tema central regime de colaboração, o Encontro de Formação fomenta o debate em torno do contexto da gestão municipal e propicia momentos de formação entre dirigentes e técnicos das secretarias municipais de educação.

Para Secretária de Estado de Educação (SED), Cecília Motta, que já ocupou o cargo de presidente da UNDIME/MS, também de vice-presidente da UNDIME nacional e hoje preside do Conselho Nacional de Secretários de educação (CONSED), o futuro da educação brasileira, que tem como foco a aprendizagem, depende do regime de colaboração entre união, estados e municípios. “Com estreitamento de demandas e troca de experiências, de todos setores, construiremos, juntos, uma Educação Básica Pública de qualidade. Os estados e municípios estão alinhados e estamos trabalhando para que haja interlocução mais efetiva com união”, reforça Cecilia Motta.

 “O encontro incentiva a discussão sobre as políticas públicas de educação e trará orientações norteadoras para o trabalho dos dirigentes dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O intuito é fortalecer o regime de colaboração, desta forma fortalecemos o ensino público”, enfatiza presidente da UNDIME-MS e Secretária de Educação de Costa Rica, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral

Manuelina Cabral menciona ainda que realiza, trabalho em conjunto no Conselho Estadual de Educação com implementação Base Nacional Comum Curricular e do currículo de referência de Mato Grosso do Sul, na qual divide a coordenação estadual com Superintendente de Políticas Educacionais, Hélio Daher, “o processo de implementação é referência nacional, reflexo deste trabalho fantástico em regime de colaboração”, enfatiza presidente da UNDIME-MS.

Compôs a mesa de autoridades a secretária de Educação de Campo Grande Elza Fernandes Ortelhado, superintendente de Políticas Educacionais e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Hélio Daher, também esteve no encontro superintendente de Administração das Regionais, Juari Lopes. Na programação, na terça feira, ocorreu palestra sobre Educação Especial - Sistema Individual de Suporte e as Políticas de Apoio da Educação Especial, ministrada pela professora Me. Adriana Aparecida Marques Buytendorp, coordenadora de Políticas para Educação Especial da SED.

No período da tarde houve oficinas referentes a prestações de contas, gestão estratégica de recursos, convênios, termos de cooperação. Na quarta feira ocorre a palestra sobre: A importância do Programa Educação Conectada, com o palestrante Alexandre Mathias Pedro, coordenador-geral de Tecnologias e Inovação da Educação Básica (CGTI/DARE/SEB/MEC), logo após, com tema “ATRAVÉS DO ESPELHO: conhece-te a ti mesmo para desenvolver pessoas - estratégias para uma educação socioemocional afetiva”. Foco Gestão Escolar, Prof. Dr. Jairo de Paula encerra o encontro.

Texto: Adersino Junior - Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul


Tags: Mato Grosso do Sul MS Regime de Colaboração