NOTÍCIAS

Bahia 15:34, 21 jan 2021 Regulamentação das atividades letivas para 2021 é discutida em jornada virtual

Regulamentação das atividades letivas para 2021 é discutida em jornada virtual

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) participou, nesta quinta-feira (21), do segundo dia de painéis formacionais da jornada virtual promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação - sessão Bahia (UNDIME- BA). Neste painel, o tema discutido foi "Orientações do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) para a regulamentação das atividades letivas em 2021". O evento, que segue até esta sexta (22), com o tema “A Bahia mobilizada entre o cuidar e a garantia do direito de aprender”, pode ser conferido no canal da UNDIME, no YouTube (https://bityli.com/wCSGx). 

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, abordou sobre a  agenda colaborativa e o retorno às aulas. "É importante destacar essa agenda colaborativa que a SEC tem desenvolvido para ouvir e colaborar com as instituições. Não é possível fazer educação para todos de qualidade, como manda a Constituição da República Federativa do Brasil, de maneira unilateral. É preciso que os esforços de todos sejam reunidos em torno de um só projeto e esta é a ideia da agenda colaborativa. No momento, estamos discutindo o retorno às atividades escolares e produzindo alguns documentos importantes que orientam a tomada de decisões". 

A coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Gilvânia Nascimento, ressaltou algumas orientações da UNCME para a regulamentação das atividades letivas. "Podemos destacar três grandes preocupações, que são: a defesa da saúde, a necessidade de analisarmos a realidade local e, também, o zelo e a guarda da legislação que regulamenta e traz as diretrizes da Lei n° 14.040/2020. Destacamos alguns pontos, como dias letivos e carga horária; como pode ser feita a flexibilização; direitos; e objetivos de aprendizagem, entre outros". 

O painel ainda contou com a participação do representante do CEE/BA, Roberto Gondim, que explanou sobre o atual contexto da Educação durante a pandemia. "A gente considera que esta é uma oportunidade de uma reflexão muito mais efetiva sobre o real contexto da Educação no nosso Estado; como é possível pensar de forma colaborativa a partir das experiências ricas que temos visto; e como contagiar outros lugares para constituir com um processo educativo que possa fugir a lógica do azar e da sorte". 

A assessora pedagógica da UNCME, Alda Pepe; o presidente da UNDIME Bahia, Williams Panfile; e a professora Edna Pereira também deram suas contribuições durante o painel.

Tags: Bahia BA Portal da Educação regulamentação atividades letivas