NOTÍCIAS

Live da Educação 17:43, 17 ago 2020 Retorno das atividades presenciais foi discutido na décima quarta Live da SED

Retorno das atividades presenciais foi discutido na décima quarta Live da SED

Convidados da transmissão foram, presidente-executiva e conselheiro, Alessandra Gotti e Ismar Cruz, ambos do Instituto Articule e secretário adjunto, Edio Castro.

Campo Grande (MS) – Governo de MS, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), realizou, na tarde desta segunda-feira (17.08), ás 15h, a décima quarta Live, transmitida no canal da rede social do Governo de MS (Facebook), que tem como finalidade atender questionamentos da população, enviados via redes sociais, como também, sanar dúvidas de âmbito pedagógico e tecnológico da comunidade escolar de Mato Grosso do Sul.

Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, foi responsável pela abertura das transmissões. A abordagem da semana foi referente a ao início dos trabalhos da Comissão Estadual Provisória de Volta às Aulas, criado neste mês e que vai discutir - e definir - estratégias e diretrizes para um retorno seguro às aulas presenciais.

live desta segunda-feira contou com a participação do secretário adjunto de Educação, Edio Castro, que explanou sobre as ações do Governo de MS para o retorno das aulas presenciais, compra de equipamentos de proteção individual e cuidados, seguindo protocolo de biossegurança.

Instituto Articule

Uma das convidadas desta semana foi a advogada e doutora em Direito Constitucional pela PUC/SP, Alessandra Gotti, que é fundadora e presidente-executiva do Instituto Articule, consultora da Unesco e da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

É membro do Comitê de Assessoramento à Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para o monitoramento da criação de vagas em Educação Infantil no Município de São Paulo. Também é membro do Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Educação Infantil (GTIEI).

Alessandra Gotti parabenizou o governador Reinaldo Azambuja pelo desempenho diante da pandemia, de criar a comissão para debater as estratégias e diretrizes para retorno seguro das aulas presenciais, “o planejamento busca o que precisa ser feito, com protocolos de biossegurança, normativos, cognitivos, para segurança total dos estudantes de Mato Grosso do Sul”, enfatiza Alessandra

Para a retomada, através de governança, de acordo com Alessandra, é importante ter união de esforços, eficiência e segurança jurídica, “a Comissão Estadual de MS tem o mérito de reunir os três ingredientes, buscando pensar em todos aspectos de segurança para todos, com dialogo e pactuação, importantes para a política educacional, onde coaliza o executivo, sistema de justiça, tribunal de contas, sindicatos, organizações da sociedade civil, bem como regime de colaboração com todos municípios de MS”.

Presidente-executiva do Instituto Articule menciona ainda que, entender quais os obstáculos, desafios enfrentados, pensar juntos nas melhores soluções e criar ambiente de segurança jurídica, como resultados diante da conjuntura, “propicia adoção de soluções mais eficazes a toda comunidade escolar, a quem a comissão está a serviço”, finaliza.

Outro convidado da décima quarta Live é o conselheiro do Instituto Articule e auditor federal de Controle Externo do TCU, Ismar Barbosa Cruz. Ele foi Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União de diversas áreas, como Educação, Ciência & Tecnologia, Saúde, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Regional. Possui MBA em Controle Externo e 30 anos de experiência em controle e auditoria.

É palestrante em eventos nacionais e internacionais nas áreas de governança, gestão de riscos, auditoria, controle interno e controle externo, bem como das políticas públicas de Educação, Saúde e Esporte.

“Importante destacar e parabenizar os combatentes das redes estadual, municipal e particular de ensino pelo esforço para manter a regularidade do processo de ensino aprendizagem. Salientamos que comissão especial que coordenamos, com diretrizes e estratégicas de retorno seguro, não tem data prevista de volta às aulas, mas sim, o que estamos definindo é como retornar, com todos protocolos em condições seguras para toda comunidade escolar de Mato Grosso do Sul”, finaliza Ismar.

Comissão de Volta às Aulas

De acordo com o secretário adjunto Edio Castro, a Comissão Estadual Provisória de Volta às Aulas, foi criada no último dia 6 de agosto, teve a primeira reunião realizada nesta quinta-feira, 13 de agosto, com o objetivo de discutir e definir estratégias e diretrizes para um retorno seguro às aulas presenciais.

Reflexo do trabalho com o Regime de Colaboração em MS, a Comissão é composta por 19 membros titulares (mais 19 suplentes), e conta com a participação de representantes de diversos setores que, nas próximas semanas, unirão forças para realizar um planejamento detalhado, sempre observando as orientações passadas pelas autoridades de saúde.

Para auxiliar na construção do planejamento, o Estado conta com o auxílio do Instituto Articule, responsável pelo mesmo trabalho em outros estados, como Rondônia e Goiás, para ajudar a planejar o momento de volta às aulas.

Composição da comissão

Até o momento, a comissão conta com membros da Secretaria de Estado de Educação (SED), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Procon/MS, Conselho Estadual de Educação (CEE), Governo do Estado, Undime/MS, Uncme/MS, Crie/MS, Sinepe, Sintrae, Fetems, Associação das Instituições Particulares de Ensino de Campo Grande, MPMS, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, PGE/MS, Assembleia Legislativa de MS, TCE/MS, Assomasul e Consep/MS.

Live de formação para os diretores

Nesta quarta-feira, às 16h (horário de MS), SED dará início às lives de formação para os diretores da Rede Estadual de Ensino: é a FormaSED que passa a fazer parte da programação semanal de transmissões pelo canal da SED no Youtube.

Durante as próximas cinco semanas, terão atividades pensadas como forma de potencializar os conhecimentos desenvolvidos no processo formativo, proporcionar espaço de diálogo e interação entre os gestores, comunidade e membros de importantes instituições sobre as temáticas que permeiam a Educação em MS.

O objetivo é de articular o diálogo entre os conhecimentos e habilidades desenvolvidos na Formação Continuada de Gestores e as experiências referendadas de especialistas nos temas contemporâneos e a Diversidade do Currículo de Referência do Estado de Mato Grosso do Sul, integrando o discurso e a crítica acadêmica à prática na Rede Estadual de Ensino de MS.

#WebSED

Realizado todas as quartas, excepcionalmente nesta semana, o Webinário da SED (WebSED) será na sexta-feira, dia 21, com o tema “Pesquisa e Autoria no Ensino Fundamental”. Já vai ser a quarta transmissão com o objetivo de levar orientações aos professores dessa etapa da Educação Básica, norteada pelo Currículo de Referência construído nos últimos anos, fruto do Regime de Colaboração.

Sempre às 15h, a transmissão vai ser pelo canal da SED no Youtube. Vale salientar que a participação nessas transmissões não é uma obrigatoriedade. Deve ser de acordo com o interesse e disponibilidade de cada um. Objetivo é seguir oferecendo possibilidades para todos, neste período tão atípico.

Texto: Adersino Junior - Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul

Tags: Mato Grosso do Sul MS Live da Educação