NOTÍCIAS

Bahia 17:14, 12 ago 2020 Rui Costa entrega nova unidade escolar à comunidade quilombola de Lage dos Negros

Rui Costa entrega nova unidade escolar à comunidade quilombola de Lage dos Negros

O Governo do Estado da Bahia realizou, nesta quarta-feira (12), a entrega da nova unidade escolar para a comunidade quilombola do Colégio Estadual José Luís dos Santos, no distrito de Lage dos Negros, em Campo Formoso. Com um investimento total de R$ 3.562.864,64 milhões, a cerimônia de inauguração, que contou com todos os protocolos de segurança, teve a participação do governador Rui Costa e do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

A nova unidade escolar, que vai atender a mais de 500 estudantes matriculados, conta com seis salas de aula; biblioteca; laboratórios de ciências e informática; quadra poliesportiva coberta e campo de futebol society, ambos com arquibancada; auditório para 95 pessoas; refeitório; e vestiários masculino e feminino. "Fico muito orgulhoso de realizar esta entrega, porque há alguns anos, quando estive aqui para assinar ordens de serviços para obras em Lage dos Negros, visitei a escola antiga e não gostei do que vi, e pensei que aquele local não era digno para os jovens estudarem. Hoje, pudemos entregar uma escola toda estruturada, que atenderá a toda a comunidade durante o ano letivo e, também, nas férias", explicou o governador Rui Costa.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, disse que a entrega do colégio, no dia que marca os 222 anos da Revolta dos Búzios, é simbólica. "O programa de governo prevê a construção de 60 novas escolas. Em fevereiro, entregamos a Escola Estadual do Campo Anderson França, que fica no Assentamento Jaci Rocha, em Prado, onde foram investidos R$ 3,7 milhões. Agora, entregamos esta belíssima escola em Lage dos Negros. Acreditamos que podemos unir a sabedoria ancestral e tradicional com as novas ferramentas de aprendizagem, criando uma formação que preserve a história e valorize o indivíduo. Por isso, temos um prédio completo, que vai qualificar a Educação Quilombola e integrará a comunidade de Lage dos Negros".

O diretor da unidade escolar, Josué Luiz Alves, falou sobre as expectativas da comunidade. "O novo colégio vai ser muito importante para a qualificação e formação dos estudantes. Temos agora uma estrutura que acredito ser a melhor desta localidade, com quadra, campo, biblioteca, auditório e laboratórios, e teremos como avançar na aprendizagem. Agradeço ao governador por esse olhar carinhoso para Lage dos Negros. Agora, esperamos pelo momento certo de iniciarmos as atividades letivas”, disse.

A estudante Angela Araújo, do curso técnico de nível médio em Agropecuária, que realizou uma apresentação musical no ato da entrega, falou sobre o significado deste momento. "Estou muito feliz e gostaria de agradecer ao Governo do Estado e a toda equipe por realizar este sonho de termos uma escola maravilhosa que vai ajudar na nossa formação", disse. 

A prefeita de Campo Formoso, Rose Menezes, destacou que este é um dia histórico. “Os estudantes da região receberam, nesta terça-feira, uma escola digna e que a população merece. Isso demonstra o cuidado que o governador Rui Costa tem com a educação da nossa Bahia".

Educação Quilombola - Lage dos Negros reúne 24 comunidades remanescentes de quilombos, denominadas pelos quilombolas de povoados, e são certificadas pela Fundação Cultural Palmares. A Educação Escolar Quilombola segue a proposta política de um currículo construído com os quilombolas e para os quilombolas, baseado nos saberes, conhecimentos e respeito às suas matrizes culturais. Isso garante que os estudantes quilombolas tenham suas especificidades atendidas, bem como o acesso, a permanência e a conclusão de seus estudos. Na Bahia, a Secretaria da Educação do Estado acompanha 41 espaços escolares, sendo oito escolas e 33 anexos, somando cerca de 4.500 estudantes e 427 educadores.


Tags: Bahia BA