16:33, 13 jun 2016
Parceria

Secretaria da Educação da Bahia e Conselho Estadual da Educação alinham ações conjuntas

Foto:

Para estreitar o diálogo com as instâncias que atuam na Educação da Bahia, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou de reunião com o Conselho Estadual de Educação (CEE), nesta segunda-feira (13/06). O encontro foi o primeiro de uma série que o secretário quer estabelecer com órgãos e instituições da educação, com o objetivo de ouvir demandas e propostas e alinhar um plano de ação para garantir uma parceria participativa e colaborativa.

O secretário destacou a importância da interação entre a Secretaria da Educação e o CEE. “É o momento de buscar todas as confluências da Educação. Afinal de contas, a Secretaria da Educação tem a obrigação de acompanhar todas essas instituições e dar a importância de cada uma, e a gente só consegue fazer isso com o Conselho”, destaca Pinheiro, apontando como pontos fundamentais para que isso aconteça uma ampla parceria entre as instituições e o trabalho conjunto, com resultados concretos.

A presidente do CEE, Anatércia Ramos, ratificou a importância de se estabelecer um diálogo permanente com a Secretaria da Educação. “O Conselho é um órgão de Estado que deve estar aliançado com a Secretaria e deve atuar em sintonia com as suas políticas. Esta reunião significa uma pactuação e um compromisso para atuarmos conjuntamente. Nós, conselheiros, estamos comprometidos com a Secretaria, em trabalharmos juntos em prol da educação do Estado Bahia”, afirma.

Durante a reunião, os conselheiros sugeriram pautas importantes da Educação para que os órgãos atuem conjuntamente. “Contamos com o apoio da Secretaria para implementar o Plano Estadual de Educação que tem muitas exigências, todas em prol da qualidade da educação, mas que também exige muitos recursos, e por isso, gostaríamos de contar com o apoio nessa implementação”, disse Rosana Lopes.

Objeto desconhecido
Pinheiro avaliou este primeiro encontro como positivo, principalmente porque rendeu para além das apresentações, partindo para um amplo debate sobre demandas, atribuições e prioridades. “Consagramos uma boa reunião e tiramos alguns pontos de tarefas de ambos os lados. Minha expectativa é que nos próximos quinze dias a gente faça encaminhamentos, tanto de responsabilidade da Secretaria quanto do Conselho. A ideia é que o Conselho possa, de uma vez por todas, integrar-se à Secretaria, acompanhar as informações, sugerir e pautar o trabalho para se ter consequências concretas e práticas”, avalia Pinheiro.

Para Anatércia, um dos principais desafios é a reestruturação do Conselho. “Uma modernização que implica em investimento no processo de informatização”, afirma. De acordo com o secretário, essa é uma necessidade importante, sobretudo, para que os dados da Secretaria da Educação sejam compartilhados com o Conselho com mais agilidade. “O Conselho precisa modernizar-se para receber a mesma informação da Secretaria, para um completo envolvimento do Conselho nas pautas da Secretaria. Os conteúdos precisam ser compartilhados para que se possa discutir as prioridades”, apontou Pinheiro.

Compartilhar

Outras Notícias