NOTÍCIAS

Bahia 11:16, 29 jun 2020 Secretaria da Educação da Bahia promove o lançamento estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020

Secretaria da Educação da Bahia promove o lançamento estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta sexta-feira (26), o lançamento estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020, que visa reconhecer práticas exitosas das escolas. O evento, realizado virtualmente por meio de transmissão no YouTube e na Web TV UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e do presidente da UNDIME/Bahia, Raimundo Pereira, que falaram sobre a relevância do prêmio para a valorização e o reconhecimento da gestão escolar em tempos de pandemia. 

Poderão se inscrever para o Prêmio Gestão Escolar 2020 gestores e professores de escolas regulares da Educação Básica pública de qualquer etapa: Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Para participar, a equipe escolar - composta por um gestor, um coordenador e quatro professores (de preferência, um por área, quando for o caso) - deve preencher o cadastro da escola no site: (www.premiogestaoescolar.com.br). 

O secretário Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do prêmio. "Este prêmio vem estimular, valorizar e divulgar as boas práticas que existem em cada canto da Bahia, seja na área urbana ou nas escolas do campo. Nós queremos estimular a cultura de boas práticas na gestão de nossas escolas. Tanto faz que elas partam da iniciativa de um gestor ou professor. Mas, o importante é que a escola absorva, administre e relate esta experiência para que a Bahia, o Brasil e o mundo conheçam".

Segundo o presidente da UNDIME/Bahia, Raimundo Pereira, este ano, o prêmio será diferenciado devido ao contexto relacionado ao isolamento social. "Tenho a convicção de que ganhará o prêmio a boa prática que melhor representar o sentido de pertencimento, a solidariedade e o resultado em uma qualidade de educação que a gente tanto almeja e que, infelizmente, estamos afastados fisicamente e muito mais unidos espiritualmente", afirmou.

Durante o evento, foram apresentadas as orientações para a participação das escolas na seleção para o referido prêmio. Além disso, os gestores Francisco Cruz do Nascimento, do Colégio Estadual Casa Jovem II, do município de Igrapiúna, ganhador do prêmio, em 2010, e Everaldo Alves Queiroz, da Escola Municipal Professora Darcy Pina Dantas, do município Andaraí, que recebeu o prêmio, em 2015, fizeram o relato de suas experiências na Educação para a conquista do prêmio. 

"O prêmio mudou a vida da nossa comunidade através de um trabalho coletivo. Participar e conquistar o prêmio nacional é resultado daquilo que a gente considera como uma grande responsabilidade da escola pública, que é fazer a diferença para as nossas comunidades e os nosso estudantes. Conseguimos fazer essa diferença em uma comunidade do campo, onde as pessoas participaram ativamente da vida escolar e os professores se dedicaram de forma integral ao trabalho pedagógico realizado na escola", revelou o gestor escolar premiado, Francisco do Nascimento. 

Na cerimônia, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Paulo Gabriel Nacif, fez uma palestra sobre "Gestão em Educação". "Nós, gestores, temos que aprender desde sempre que nós sabemos onde queremos ir. A escola tem um foco muito bem determinado e que só existe como um projeto de sociedade para formar seres humanos que transmite a experiência cultural de gerações para outras gerações, para que a sociedade continue se desenvolvendo", destacou. 

Sobre o prêmio - O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e entidades do terceiro setor. Diante da pandemia do Coronavírus, o PGE propõe uma edição especial, que tem a missão de reconhecer práticas exitosas das escolas que, no momento de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia, mantendo o vínculo com os estudantes e a motivação para a realização do trabalho dos professores.

Também participaram do evento o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza; a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito; e a coordenadora estadual do Prêmio Gestão Escolar, Shirley Costa, que atuou como mediadora da cerimônia.


Tags: Bahia BA Portal da Educação