17:55, 16 fev 2016
MAto Grosso do Sul

Secretaria de Educação de MS realiza I Encontro de Coordenadores Pedagógicos

Foto: Fabio Baptista

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) iniciou nesta terça-feira (16) o I Encontro de Coordenadores Pedagógicos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, nos auditórios dos blocos A e C da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, com a participação de mais de 600 destes profissionais que atuam nas escolas, em articulação com o diretor e o diretor-adjunto.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, o encontro é um momento para os coordenadores, alguns antigos na função e outros novos, se apropriarem do conhecimento. “É preciso que o coordenador se aproprie de como deve ser a sala de aula hoje. É preciso que ele estude e leve este conhecimento para aplicar no nosso maior foco, que é o estudante”, afirmou. Para a secretária é preciso ousar, pesquisar. “Acredito que por onde passamos deixamos uma marca, não só de tecnologia, competência e mudança, mas também a marca da formação e do estudo”, destacou.

O coordenador pedagógico participa da elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP), acompanha a vida escolar dos estudantes, coordena as atividades do trabalho de classe, assessora técnica e pedagogicamente os professores e presta atendimento aos pais, sempre baseado nos princípios que norteiam uma gestão democrática participativa, com as diretrizes do Plano Estadual de Educação e com os objetivos em metas estabelecidos pela SED.

Uma das funções deste profissional é facilitar o relacionamento entre a escola e a família, abrindo o diálogo e aproximando estes dois pilares da formação dos estudantes, conforme explicou a consultora pedagógica do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), Oralda C. Adur de Souza: “Quando a família é participativa, o resultado da criança tende a ser melhor na escola. O que nós propomos são ações realizadas por meio da equipe gestora das escolas, que vão facilitar esta aproximação da família. Vamos subsidiar com material que os pais vão ler em casa e depois utilizar quando forem chamados à escola. E queremos que este seja um encontro entre o que o que a escola pensa, os pais pensam e o que nós podemos fazer juntos para melhorar a aprendizagem das crianças”.

O encontro termina nesta quarta-feira (17) com uma programação que inclui temas como o papel do coordenador pedagógico e suas atribuições, Base Nacional Comum Curricular, Conselho de Classe, Grêmio Estudantil, uso de ferramentas como o Diário e Planejamento Online, entre outros conteúdos ligados ao trabalho na escola.


Compartilhar

Outras Notícias