NOTÍCIAS

Projetos e Premiações 16:20, 20 ago 2019 Secretaria de Educação do Piauí realiza dia D de arrecadação de livros

Foto:


Buscando incentivar a leitura e compartilhar conhecimentos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), realizou na manhã desta quinta-feira, 15 de agosto, o dia D de arrecadação de livros. A proposta faz parte da campanha "Leio, Logo Existo", que vai acontecer até o dia 31 de agosto.

Uma oportunidade para quem tem um livro parado na estante e deseja compartilhar conhecimento com alunos das redes de ensino no Piauí. A proposta é arrecadar livros paradidáticos e revistas em quadrinhos para a Unidade Escolar Otávio Falcão, no município de Porto, e para a Comunidade Serra do Inácio, localizada entre os municípios de Betânia do Piauí e Curral Novo.

As atividades do dia D iniciaram às 8h com uma apresentação cultural dos alunos do CETI Professor Raldir Cavalcante Bastos, em seguida o professor Alzimar fez uma apresentação musical. Ainda na programação, foram exibidos vídeos sobre a literatura de cordel.

De acordo com Ana Rejane, diretora da Ugie, o momento é de grande importância pois incentiva as pessoas a doarem livros e acervos literários que se encontram guardados em armários, a fim de compartilhar novas leituras e saberes com alunos e comunidade em geral.

"Queremos com essa ideia estimular a leitura e o desapego, além de ampliar o conhecimento. Promover o acesso à leitura plena em todos os níveis é uma das formas mais conscientes de apoiar a melhoria da qualidade da educação", finaliza.

Francisca Andrade, funcionária da Seduc há 25 anos, tinha alguns livros que já havia lido e aproveitou a oportunidade do dia D para fazer a doação. "Quando soube do evento logo pensei nos livros que estavam guardados na minha casa. A Seduc está de parabéns com essa iniciativa", afirma Francisca.

O estreitamento da relação entre escola e comunidade também é um dos focos da campanha. A "Leio, Logo Existo" visa abrir as portas da escola para que a população que vive no entorno possa participar não só como doadora, mas também como leitora dos livros cedidos, ocasionando, assim, uma maior participação da comunidade dentro do ambiente escolar.

A equipe responsável pelo projeto vai continuar recebendo as doações no 2º andar, na sala da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), localizado na Secretaria de Estado da Educação, na Avenida Pedro Freitas, Bl D/F s/n - São Pedro, Teresina - PI.


Tags: PI Piaui Projetos e Premiações