NOTÍCIAS

Cursos Técnicos 16:38, 18 jan 2021 Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco abre mais de 15 mil vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco abre mais de 15 mil vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional (SEIPE), abriu nesta segunda-feira (18) as inscrições para 15.095 vagas de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Dessas, 7.190 vagas são para o Ensino à Distância (EAD) semipresencial e 7.905 vagas na forma subsequente presencial, voltadas para quem já terminou o ensino médio. As inscrições seguem até o dia 25 de janeiro e podem ser realizadas, gratuitamente, no https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/. Serão ofertados 35 cursos em 76 escolas de 58 municípios do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana. Confira aqui os editais: https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/?pag=42.

Para participar do processo seletivo, os interessados devem ter concluído o ensino fundamental e estar com a seguinte documentação: CPF, e-mail válido, Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, duas fotos 3X4, comprovante de residência e cópia do Cartão de Vacina atualizado.

As provas serão compostas por 20 questões, sendo dez de língua portuguesa e dez de matemática. O horário e local de realização do exame estarão disponíveis no cartão de inscrição do candidato. Os estudantes poderão optar por se inscrever em um dos cursos das áreas de Agronegócio, Audiovisual, Comunicação, Cultura, Design, Educação, Energia, Gestão, Indústria, Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Turismo.

A previsão é de que as provas sejam realizadas entre os dias 27 de janeiro e 05 de fevereiro. A divulgação do resultado definitivo, após o recebimento dos recursos, deve acontecer no dia 12 de fevereiro. O início das aulas está marcado para o dia 08 de março. “O Governo do Estado está sempre trabalhando para garantir uma melhor infraestrutura e ensino de qualidade para os estudantes pernambucanos com a oferta de formação profissional. Por isso, começar o ano com o lançamento de edital de cursos que buscam uma maior profissionalização é um grande avanço já que estaremos contribuindo para a geração de mais oportunidades para os nossos estudantes”, afirma o secretário de Educação do Estado, Marcelo Barros.

Protocolo de Segurança - Para que as atividades presenciais dos cursos técnicos sejam retomadas de forma segura e responsável durante a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco elaborou um caderno de protocolo com regras que garantem o distanciamento social, além de assegurar mecanismos de proteção, monitoramento e comunicação da doença.

É importante destacar que todas as escolas estão preparadas para receber os estudantes, professores e demais profissionais, pois seguem um rigoroso protocolo de segurança estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde para evitar a contaminação do novo coronavírus. As unidades de ensino irão, por exemplo, aferir a temperatura corporal dos estudantes, disponibilizar totens de álcool em gel pelos corredores, pias para higienização das mãos, dispenser de álcool em gel em cada entrada de sala de aula, máscara e faceshield para professores e demais profissionais, tapetes sanitizantes e cartazes de orientação. 

Conectividade - As aulas da Educação à Distância (EAD) estarão disponíveis no aplicativo “Conecta Aí”, ou seja, os estudantes da EAD poderão acessar os conteúdos gratuitamente, sem a necessidade de utilizar seu pacote de dados. O programa “Conecta Aí” patrocina dados de internet dos estudantes da rede pública estadual para que eles possam acessar gratuitamente o material disponibilizado na Plataforma Educa-PE, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no Google Classroom, e também auxilia os projetos que estão sendo desenvolvidos pelas escolas de aulas não presenciais e outras atividades complementares e podcasts.

Além disso, o programa também auxilia os professores que atuam na rede pública estadual na transmissão das aulas pela internet, no acesso às ferramentas virtuais de interação com os estudantes e na participação em diversos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação e Esportes através da plataforma Educa-PE.

Cronograma de inscrição

Período de inscrição dos candidatos: 18 a 25/01/2021

Realização das provas objetivas: 27/01 a 05/02/2021

Divulgação da prova para revisão: 08/02/2021

Recebimento de Recursos: 09/02//2021

Divulgação do Resultado Definitivo (após os recursos): 12/02/2021

Período de matrícula: 18 e 19/02 e 22 a 24/02/2021

Divulgação do Resultado – remanejamento: 26/02/2021

Período de matrícula – remanejamento: 01 e 02/03/2021

Início das aulas: 08/03/2021


Tags: PE Cursos Técnicos Educação PE Educação Pernambuco Governo de Pernambuco