NOTÍCIAS

Paraíba 11:54, 11 out 2019 Secretaria realiza ‘I Maratona de Inovação e Tecnologia Aeroálvaro’ com 300 estudantes da Rede Estadual

Foto: Daniel Medeiros

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia realizou nessa quinta-feira (10) a ‘I Maratona de Inovação e Tecnologia Aeroálvaro: inovando pelos ares’, hackathon para desafios em aeromodelismo. O evento aconteceu na Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Elpídio de Almeida, em Campina Grande, e contou com a participação de 20 escolas da Rede Estadual, reunindo 300 estudantes, e do secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado.

 Idealizada por alunos da Escola Cidadã Integral Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz, de Campina Grande, em prática experimental da professora Leonora Guerra, a I Maratona tem como objetivo promover o protagonismo juvenil através de uma competição com a construção de aeromodelos, colocando em prática os conceitos teóricos desenvolvidos em sala de aula nas disciplinas da área de exatas. 

 A programação contou com apresentação cultural; mesa redonda sobre gamificação; palestra sobre inteligência emocional e educação financeira; rodízio de oficinas que auxiliaram na ideia e criação da proposta dos estudantes; ideia e desenvolvimento das equipes em forma de Hack e finalizou com a apresentação do resultado elaborado por cada equipe. Os estudantes se dividiram em 40 equipes, cada uma com cinco participantes, e tiveram duas horas para preparar os protótipos, em seguida apresentaram os aeromodelos para avaliação.

 Os critérios para avalição foram: adequação dos projetos, com o tema e a situação-problema central da maratona; bom desenvolvimento durante o processo de hackathon;funcionalidade que o produto apresenta; criatividade, se o produto apresenta uma solução inovadora e atrativa, além de homenagear o aniversário de 155 anos de fundação de Campina Grande; materiais utilizados e atribuições da utilização do uso de materiais alternativos. 

Equipes vencedoras – Três equipes venceram com os melhores modelos: a da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Itan Pereira; Escola Cidadã Integral Técnica Professor Bráulio Maia Júnior e Escola Cidadã Integral Irmã Stefanie. Eles receberam certificados de participação.

 Experiência – Para a estudante Giovanna Letícia dos Santos, da Escola Cidadã Integral Álvaro Gaudêncio de Queiroz, “estamos aqui expondo nossos aeromodelos para incentivar outros alunos das escolas públicas a adotarem o nosso projeto, afim de promover a educação de uma forma dinâmica. O projeto começou com uma feira de experimentos e segue com o apoio dos professores e da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia”, falou.

 A maratona traz o aeromodelismo como proposta para inserir nas escolas estaduais da Paraíba o potencial criativo. A meta é ampliar o projeto para todas as escolas da Rede por meio de uma parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/secretaria-realiza-2018i-maratona-de-inovacao-e-tecnologia-aeroalvaro2019-com-300-estudantes-da-rede-estadual

Tags: Paraíba Estudantes Tecnologia PB Rede Estadual Inovação maratona Aeroálvaro