NOTÍCIAS

Secretaria da Educação do ES 10:19, 13 jul 2020 Secretário da Educação participa de debate sobre os desafios da educação na pandemia

Secretário da Educação participa de debate sobre os desafios da educação na pandemia

O Movimento Mapa da Educação está realizando a “Semana Educacional: Jovem de Futuro”, que debate os desafios impostos pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) na área da educação. Nesta quinta-feira (09), o convidado para o debate foi o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, representando a região Sudeste. Ele falou sobre as ações desenvolvidas pelo Governo do Espírito Santo diante da necessidade de dar continuidade a aprendizagem, mesmo com as escolas fechadas.

“Ser gestor é um desafio, mas ser gestor educacional em tempos de pandemia é um desafio muito maior. A pandemia foi algo que ninguém planejou e nem esperava. Por isso, tivemos que dar uma resposta rápida para garantir o mínimo de aprendizagem aos estudantes e conexão entre aluno e escola/professores”, afirmou o secretário Vitor de Angelo.

Entre as ações citadas está o EscoLAR, programa de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) da Secretaria da Educação (Sedu), que contempla um conjunto de recursos capaz de apoiar as escolas e os professores a darem continuidade ao processo de ensino e aprendizagem por meio da complementação das aprendizagens já adquiridas e, do desenvolvimento de novas aprendizagens por parte dos estudantes, favorecendo também o reforço escolar.

“Usamos um canal da TV aberta com aulas para os alunos, patrocínio de Internet para alunos e professores terem acesso às ferramentas digitais, tão preciosas nesse momento, entre outros suportes”, destacou.

O secretário da Educação ressaltou também a preocupação com os profissionais. “A Sedu já contava com a Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), iniciativa que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos alunos, com a atuação de uma equipe de profissionais na promoção de ações psicossociais do cotidiano escolar. Essa ação foi reforçada para dar suporte aos profissionais da Rede”, comentou.

O debate também abordou outros temas sobre: evasão escolar, defasagem escolar, políticas públicas pós-pandemia e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Semana Educacional: Jovem de Futuro

Tem como objetivo a promoção do diálogo entre jovens de todas as regiões do País e os tomadores de decisão para que avancem juntos no debate sobre o futuro da Educação após a pandemia.

Mais informações e os dados finais sobre a pesquisa podem ser acessados pelo site: www.juventudeseapandemia.com.


Tags: ES Sedu Secretaria da Educação do ES