NOTÍCIAS

Amazonas 16:45, 2 ago 2019 Seduc-AM dá início às transmissões do projeto ‘Hora da Saeb’ com transmissão ao vivo para todo o Amazonas

Seduc-AM dá início às transmissões do projeto ‘Hora da Saeb’ com transmissão ao vivo para todo o Amazonas

O conteúdo da primeira atividade já está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que pode ser acessado pelo www.seduc.am.gov.br

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) realizou, nesta quarta-feira (31/07), a primeira transmissão ao vivo das aulas do projeto “Hora do Saeb 2019” para as escolas da rede estadual de ensino da capital e do interior. A transmissão ao vivo, realizada pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), registrou uma audiência de 122 salas de aula conectadas em todos os municípios via IP.TV e mais de 1 mil visualizações no Youtube.

O conteúdo da primeira já está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que pode ser acessado pelo www.seduc.am.gov.br. As aulas acontecerão ao vivo todas as quartas-feiras e seguem até o mês de outubro, quando acontece a avaliação. Nos municípios do interior e na capital, as aulas foram acompanhadas em 100% das salas de recurso conectadas, confirmando as expectativas da Secretaria Adjunta Pedagógica da Seduc-AM, de alcançar um público de alunos da rede de 125 mil inscritos na avaliação 2019 do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) no estado.

A coordenadora de Ensino Regular, professora Ana Cavalcante, destacou que o projeto tem o objetivo de preparar professores e alunos para o exame do Saeb, avaliação bianual do Ministério da Educação (MEC) para acessar as habilidades específicas em componentes do ensino básico dos alunos de 5º, 9ºe 3º ano em nível nacional.

A transmissão teve transmissão para todo o estado via IPTV, YouTube e aplicativo Mano diretamente dos estúdios do Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam). Nessa primeira aula, foram transmitidas por professores da rede estadual conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do 5º ano; Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza do 9º ano; além de Língua Portuguesa e Matemática para a 3ª série do Ensino Médio.

De acordo com o professor Aldemir Malveira de Oliveira, um dos idealizadores e coordenadores do projeto, a ideia é que ele evolua para uma política pública, que seja adquirido pela escola como um ambiente natural para que o aluno no momento de fazer a prova do Saeb não fuja dessa grande ferramenta. “Temos o desafio de motivar gestores, professores e alunos, para que essa estrutura educacional entenda que esse instrumento vem para colaborar com o trabalho da escola, e os alunos cada vez mais façam a avaliação para potencializar o aprendizado e o Amazonas atingir níveis de excelência nos resultados”, explicou.

Segundo ele, a pretensão é atingir com a transmissão 100% do estado da rede estadual de ensino, nos lugares mais remotos, oportunizando o acesso ao conhecimento para todos. “Mesmo que as aulas tenham apenas uma transmissão ao vivo na semana, elas são gravadas e os professores nas escolas poderão aplicar o conteúdo dentro de suas dinâmicas, porque elas ficarão disponíveis na plataforma virtual AVA, que recentemente a secretaria disponibilizou”, complementou.

Conteúdo e dinamismo – Para o professor de Matemática Nilo Sena, que participou da transmissão, a iniciativa de usar tal recurso tecnológico foi um salto bastante importante na melhoria dos índices da educação do estado, primeiramente, porque dispomos de um centro de referência como o Cemeam e que o alcance de seus recursos está disponível a todos. “Nós realizamos simulados que ajudaram a elaborar os conteúdos nos quais os alunos mais tinham dúvidas ou dificuldades e o resultado disso foi elaborar dinâmicas as quais utilizamos para mediar o conteúdo junto às salas de aula que estão tanto na capital, quanto no interior, conectadas na transmissão online, e onde somos acionados e recebemos a interação instantânea para tirar dúvidas e aplicar os exercícios, seja do lugar que estiverem”, destacou.

FOTOS: DIVULGAÇÃO SEDUC-AM


Tags: Amazonas AM Hora da Saeb