18:15, 4 nov 2016
FEE

Seduc apresenta monitoramento do PEE durante Fórum que debate políticas públicas no Ensino

Foto: Elias Oliveira / Seduc Tocantins

O encontro aconteceu na Acipa, onde a secretária executiva do Conselho Estadual de Educação e presidente da Comissão Paritária de Monitoramento e Avaliação do PEE, Joana D’Arc Alves Santos, explicou a

Thaís Souza / Seduc Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) apresentou nesta sexta-feira, 4, durante reunião do Fórum Estadual de Educação,  o monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Educação (PEE). O encontro aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), onde a secretária executiva do Conselho estadual de Educação e presidente da Comissão Paritária de Monitoramento e Avaliação do PEE, Joana D’Arc Alves Santos explicou sobre o processo de monitoramento e avaliação.

De acordo com Joana D’Arc Santos, o PEE é composto por 24 metas e 325 estratégias, todas são voltadas para a melhoria da qualidade da educação no Estado. “Por meio do Plano Estadual de Educação a Secretaria realizará o planejamento para os próximos dez anos. A Comissão estadual estabeleceu para cada meta um coordenador, além do coordenador geral de metas para que haja um comprometimento maior com cada meta e o cumprimento dos prazos. Por meio de um relatório bienal, discutiremos com as instituições representantes no Fórum as metas, a inserção das ações, os prazos, os dados estatísticos,  as evidências, e caso alguma ação ou meta não for cumprida apresentar o problema e discutir sugestões”, explicou.

Com o cumprimento das metas estabelecidas, a Secretaria da Educação mostra a sociedade que está respeitando o estabelecido em lei, além de melhorar a qualidade do ensino no Tocantins. “Para garantirmos recursos financeiros para a execução das metas do PEE, como por exemplo, a meta quatro que apresenta atividades exclusivas para o ensino médio e a 23 que trabalha a qualidade da educação por meio de inúmeras ações, a Seduc tem alinhado o trabalho junto ao Plano Plurianual (PPA)”, ressaltou a secretária executiva do Conselho.

Fórum Estadual de Educação

O Fórum Estadual de Educação é um órgão do controle social que tem o objetivo de acompanhar, avaliar e propor políticas públicas de educação, bem como realizar as conferências de educação no Tocantins. Participam do Fórum representantes de 32 instituições, com a Seduc, Sintet, Ulbra, Unitins, UFT, IFTO, Acipa, Sesi, Fundeb, Undime, Sintet, Ministério Público, dentre outros.

 De acordo com Romeu Aloísio Feix, coordenador do Fórum e membro do Centro de Direitos Humanos de Palmas, “durante o encontro foram abordados temas como a PEC 241, a Medida Provisória sobre a Reforma do Ensino Médio, Escola Sem Partido, ocupações das unidades educacionais, Monitoramento do PEE, dentre outras”. Romeu Feix frisou que a Conferência Estadual de Educação acontecerá em 2017 e a Conferência Nacional em 2018, onde segundo ele serão debatidas e apresentadas as propostas e ações voltadas para a Educação, com base nas deliberações do Fórum.

“Nestas reuniões sugerimos, votamos, discutimos temas inerentes a educação. A nossa preocupação é participar efetivamente com resultados positivos tanto para a sociedade quanto para o meio acadêmico. Os resultados com encaminhamentos das nossas discussões sobre os temas serão apresentados com sugestões à sociedade, a imprensa, bem como para o governo no intuito de melhorar a qualidade da educação no Estado”, concluiu o diretor de Educação Corporativa da Acipa, Alan Bitar.


Compartilhar

Outras Notícias