NOTÍCIAS

Piaui 12:39, 11 out 2017 Seduc e MP reforçam parceria para o Projeto Queremos Paz

Foto:

O objetivo é orientar as escolas sobre como proceder diante dos casos de indisciplina e atos infracionais cometidos por menores



A Secretaria de Estado da Educação e o Ministério Público estão reforçando a parceria para a execução do Projeto Queremos Paz, juntamente com a iniciativa do Pacto pela Aprendizagem, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC).



O objetivo é orientar as escolas sobre como proceder diante dos casos de indisciplina e atos infracionais cometidos por menores de 18 anos dentro do âmbito escolar, além de trabalhar a valorização de princípios básicos como a tolerância, o respeito e a justiça, visando inserir a cultura da paz nas escolas, formando cidadãos críticos e atuantes.


Após o processo de orientação e diagnóstico das deficiências nas unidades escolares, o projeto Queremos Paz teve início no primeiro semestre de 2016, onde as escolas desenvolveram ações com base na temática da paz, como caminhadas, produção de materiais, gincanas, seminários, concurso de redação, de desenho, de música e dança.


De acordo com a Gerente de Inclusão e Diversidade da Seduc, Luiza Solano, dentro deste contexto a secretaria integra o Projeto Queremos Paz com o Pacto pela Aprendizagem, que é um plano estratégico de educação. "A iniciativa nasceu da necessidade de aglutinar as diversas ações desenvolvidas na Seduc com o objetivo de melhorar ainda mais a aprendizagem dos nossos alunos, utilizando a proficiência, mobilização, sensibilização e fluxo", afirmou.


O Pacto atua também com a perspectiva de mudar o cenário da educação e o Projeto Queremos Paz passa a integrar o trabalho no sentido de contribuir para que as escolas possam pensar estratégias para melhorar tanto os resultados da educação quanto as limitações relacionadas a indisciplina e ao clima escolar.


No próximo dia 16 de outubro será realizada no Palácio do Karnak a culminância da I Etapa do Projeto Queremos Paz, onde serão premiados os alunos que se destacaram na execução das ações do projeto. Ao todo serão homenageados 26 alunos os quais foram vencedores do concurso nas seguintes categorias: redação, desenho e música e dança, são eles:


Concurso de Redação

1º lugar: Raniella Borges da Silva

Unidade Escolar Cipriano Vieira de Sá- 12ª GRE

Título: A paz é uma construção - nota 92,3

2º lugar: Danielly Nataly de Alencar

Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio- 16ª GRE

Título: Um grito sonoro de socorro - nota 92,0

 

Concurso de Dança e Música

1º lugar: Unidade Escolar Solange Viana- 19ª GRE

Letra: André Oliveira

Cantoras: Glória Santana,  Joyce Vieira, Sthefanny karoliny

Violão: André Oliveira

Cavaquinho: Fredyson Santos

Zabumba: Jhonata Maciel

Triângulo: Glória Santana

Dançarinos: Ailton Silva, Kauane ketlen, José Fernando, Maria Eduarda de Sousa, Gustavo Almeida, Luiza Emanuelly


2º lugar: Unidade Escolar Gayoso Almendra- 2ª GRE

Letra/Vocal: Maria Geangêla da Silva

Violão: Lorrana da Silva Franco

Triângulo: André Queiroz Teixeira

Sanfona: José Renan da Cunha Sousa

Dançarinos: Luan Caio da Silva, Silveira Borges da Costa e Silva,Patrícia Lopes Resende,  Alex Silva, Daniele Teixeira da Silva

Coreografa: Luciene de Carvalho Silva

 


Concurso de Desenho

1º lugar: Mariana Cristina Silva Basto - CETI- Gov Freitas Neto - 20ª GRE

Título: Paz na família

2º lugar: Danilo Silva de Sousa Ferreira- LAR DA CRIANÇA -Dom Abel Alondo  Nunes - 5ª GRE

Título: Quem Promove o mal perde mais, quem promove a paz ganha mais.


O evento marca ainda a celebração da retomada do Projeto para o ano letivo de 2018, como ação do Pacto pela Aprendizagem no sentido de promover a melhoria do ambiente escolar.

Tags: PI Piaui Nordeste Queremos Paz