NOTÍCIAS

Sergipe 15:06, 1 jul 2020 Seduc e Sebrae lançam cursos de formação para professoras na área de Empreendedorismo

Foto:

Os conteúdos ofertados são trabalhados a partir do estímulo de competências relacionadas a autoconhecimento, criatividade, resiliência, persistência, flexibilidade, comprometimento, cooperação

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou nesta quarta-feira, 1º de julho, cursos de formação para professores que atuam no Ensino Médio, tanto no convencional, quanto no integral e no profissional. O objetivo da parceria é disseminar ações propostas para implementação de componentes curriculares e estudos voltados para Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira, com vistas à preparação básica de alunos e professores do ensino fundamental (convencional e EJA) e ensino médio da rede pública estadual.

Para se inscrever e acessar o curso, o professor deve acessar o Portal Estude em Casa, através do link: http://www.seduc.se.gov.br/estudeemcasa/cursossebrae. Com essas formações, a Seduc e o Sebrae oferecem suporte pedagógico aos professores para ampliar seus conhecimentos e sentirem-se seguros no desenvolvimento dos seus trabalhos em cultura empreendedora junto aos seus estudantes.

Os conteúdos ofertados são trabalhados a partir do estímulo de competências relacionadas a autoconhecimento, criatividade, resiliência, persistência, flexibilidade, comprometimento, cooperação em equipes, liderança e a autoconfiança. "São diversos novos cursos que estão sendo abertos para os professores, todos com uma carga horária específica para a competência geral da BNCC Cultura Digital, que tanto vai nos ajudar neste momento de distanciamento social", explicou a diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc), professora Ana Lúcia Lima.

Cursos

Para os professores do Ensino Médio, a formação e respectiva carga horária serão compostas de cursos a distância (EAD), por meio da plataforma de Educação Empreendedora Sebrae, e outros eventos e atividades (workshops, webinars, palestras, seminários). Os cursos são: Crescendo e Empreendendo (23h), Despertar (32h) e Cultura Digital (10h). Para os professores do Ensino Médio em Tempo Integral, os cursos serão: Crescendo e Empreendendo (23h), Empreendedorismo e Inovação (32h) e Cultura Digital (10h).

Já os que atuam no Ensino Médio (Educação Profissional) poderão optar por participar de dois ou três cursos disponíveis para essa modalidade, compondo a carga horária total da formação. A primeira opção é: Disciplina de Empreendedorismo para a Educação Profissional (48h), Jovem Empreendedor no Campo (32h) e Cultura Digital (10h). A segunda opção é: Disciplina de Empreendedorismo para a Educação Profissional (48h), Crescendo e Empreendendo (23h) e Cultura Digital (10h)

A terceira opção de escolha de cursos é: Jovem Empreendedor no Campo (32h), Crescendo e Empreendendo (23h) e Cultura Digital (10h). E a quarta opção é: Disciplina de Empreendedorismo para a Educação Profissional (48h), Jovem Empreendedor no Campo (32h), Crescendo e Empreendendo (23h) e Cultura Digital (10h).

Os professores contarão com um tutor na própria plataforma dos cursos EAD Sebrae, o qual estará à disposição para tirar qualquer dúvida sobre o conteúdo. Os participantes também serão acompanhados por um coordenador de turma, que entrará sempre em contato com cada um, apoiando sobre avaliações e desempenho.


Tags: Sergipe SE Empreendedorismo