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Sergipe 17:48, 30 jun 2020 Seduc implanta Sistema de Gerenciamento do Livro Didático

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O novo sistema permite o cadastro do livro desde a gestão da escola até o aluno

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), instituiu, por meio da Portaria nº 2592, de 30 de junho de 2020, o Sistema Gerenciador do Livro Didático (SGLD), como instrumento de registro e monitoramento das ações relacionadas ao livro didático no âmbito das Escolas Públicas Estaduais de Sergipe, complementando os procedimentos definidos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O novo sistema foi desenvolvido pela Coordenadoria de Informática (Codin/SergipeTec) com o suporte do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase). Por meio dele, os diretores das escolas acessam o SIAE/SIGA e lá encontram o ícone do Sistema de Gerenciamento do Livro Didático e as telas necessárias ao cadastro.

Dentre as ações da ferramenta estão o cadastro do Livro Didático recebido em todas as encomendas do FNDE; Registro de distribuição do livro didático ao estudante; Registro do recolhimento do livro didático, ao final do ano letivo; Registro do remanejamento efetuado, a partir do cadastro no PDDE Interativo; e o Registro do desfazimento dos livros inservíveis.

De acordo com a diretora do DASE, Eliane Passos, era necessário um sistema próprio que permitisse acessar com mais precisão e velocidade as informações que percorrem o caminho do livro até chegar às mãos dos estudantes. “Para fazer uma boa gestão do livro didático a gente precisa ter acesso às informações em tempo e na conformidade em que o livro precisa chegar até o estudante”, disse. 

Eliane ainda destaca que a aquisição da ferramenta vai auxiliar no controle sobre o recebimento e entrega dos livros, ou de quando estão retidos em uma unidade de ensino. “O sistema é de extrema importância para a Seduc, claro, mas de igual modo para a escola, porque todos vão acompanhar como você está na gestão do livro no seu universo de atendimento”. 

Segundo o coordenador da Codin, Alexandre Veras, o sistema foi finalizado e liberado para os gestores das escolas começarem a cadastrar o estoque. Ele explica que o sistema é próprio, ou seja, totalmente desenvolvido pela coordenadoria de informática da Secretaria de Estado, da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). “A implementação do sistema vai ser gradativa. O manual foi distribuído para os diretores das Regionais de Educação. Como todos os nossos sistemas, ele é fácil de utilizar e é bem intuitivo. É muito simples de cadastrar e obter o controle de todos os itens que existem na escola”.

Confira a integra da portaria acessando o link:https://bit.ly/2BmCGco


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