NOTÍCIAS

Sergipe 10:49, 24 abr 2020 Seduc promove série de lives para falar sobre a cultura da paz em tempos de isolamento social

Foto:

As transmissões estão sendo feitas por meio do Instagram da Seduc (@educacaose), as quartas-feiras, a partir das 10h e têm duração de 1h

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Projetos Escolares em Direitos Humanos (SEPEDH), deu início a uma série de transmissão de lives com diversos profissionais que falam sobre temas que envolvem a cultura da paz e da não violência em tempos de isolamento social. A série é intitulada "Paz em todo lugar", e a cada transmissão tem uma hora de duração. Segundo Adriane Damascena, coordenadora do SEPEDH, a ação faz parte de uma das metas da Seduc para 2020, que é disseminar a cultura da paz e dar visibilidade às ações que as unidades educacionais já desenvolvem.

Ela explica que as lives são uma oportunidade de mostrar que o compromisso da disseminação da paz se faz presente; que a saúde física e mental é um direito humano e que deve ser observada e estimulada mesmo em período de isolamento.

"Para se conquistar o ambiente favorável à paz é preciso haver a união de todos. Por isso é importante essa interlocução com as outras secretarias, pois isso requer uma ação intersetorial com vistas à proteção integral do estudante. Uma atenção dos direitos humanos, nesse momento, é fundamental, pois diz respeito à vida", disse Adriane, enfatizando ainda o agradecimento aos profissionais que estão participando das lives.


Lives

As transmissões estão sendo feitas por meio do Instagram da Seduc (@educacaose), as quartas-feiras, a partir das 10h e têm duração de 1h. A primeira aconteceu no dia 08/04 com a psicóloga clínica Renata Roriz, referência de Gestão da Rede de Atenção Psicossocial Conta Comigo. Ela falará sobre o tema "Saúde Mental em tempos de isolamento".

No dia 15 de abril, às 10h, foi a vez de Vaneide Dias, responsável pela Patrulha Maria da Penha. Ela abordou o tema "Proteção e Segurança mesmo em isolamento social -  você não está só!".

No dia 22 /04 a live tratou como tema o Protagonismo juvenil e a promoção da saúde em tempos de Pandemia, com o professor Roberto Lacerda, da Universidade Federal de Sergipe do Departamento de Educação e Saúde.

Na próxima quarta-feira, 29, o ciclo de lives “Paz em todo lugar" promove mais um importante debate. O psicanalista e escritor Thyago Avelino, secretário do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde, do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), mediará um bate-papo sobre comunicação não violenta em tempos de isolamento social. 


Tags: Sergipe SE