NOTÍCIAS

Maranhão 11:44, 24 ago 2020 Seduc promove treinamento de gestores escolares para Avaliação Diagnóstica

Seduc promove treinamento de gestores escolares para Avaliação Diagnóstica


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, na última semana, um treinamento virtual de gestores escolares para aplicação da Avaliação Diagnóstica a estudantes do ensino médio regular da rede pública estadual. O evento teve início, às 14h, por meio do canal YouTube da (Seduc).

A formação contou com a participação da Superintendente de Informação e Avaliação do Desempenho Educacional (SUIADE), Márcia Thaís, e das coordenadoras de Operações de Avaliação do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED), Carolina Canedo e Eveline Mazini, formadora no evento.

Mais de 800 gestores escolares e equipes das regionais participaram do treinamento virtual, e apoiaram a ideia do Governo de promover ações que visam ao desenvolvimento educacional de estudantes de todo o Estado para garantir o aprendizado.

A ação, que resultará na aplicação da Avaliação Diagnóstica aos estudantes da rede estadual de ensino, conta com a assistência do (CAED), sem nenhum custo financeiro adicional. O Centro é vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A avaliação será online e estará disponível para os estudantes no período de 14 a 20 de setembro. Nesse período, os estudantes poderão acessar a avaliação a qualquer tempo e retornar onde pararam. As informações ficarão salvas, possibilitando mais praticidade para os estudantes responderem as questões.

A formação dará suporte para que as escolas tenham condições de verificar a efetividade do ensino remoto individualmente e identificar a defasagem de cada estudante durante o afastamento das salas de aula. O objetivo do Governo é encontrar formas eficientes de continuar o processo educacional, buscando diminuir os impactos causados pela pandemia, que interromperam as aulas presenciais.

“O professor tem e deve verificar conhecimento prévio de cada aluno, considerando as condições necessárias para garantir a aprendizagem. Realizar uma avaliação diagnóstica dos alunos faz toda a diferença para alcançar os melhores resultados no processo do ensino e da aprendizagem”, destacou Octaildo Reis, gestor do Centro de Ensino Professor Dimas Simas Lima, localizado no município de Grajaú.

A gestora do Centro Educa Mais Amaral Raposo, Hedilana Ribeiro, em Grajaú, ressaltou a importância da avaliação diagnóstica para auxiliar no planejamento escolar e elogiou a iniciativa do Governo para acompanhar os estudantes da rede pública.

“A avaliação diagnóstica é essencial para que possamos acompanhar e monitorar os índices educacionais para, a partir daí, fazer um planejamento. Ter uma avaliação própria no Estado do Maranhão é melhor ainda, porque a esses indicadores poderão ser acompanhados e as estratégias adotadas terão um direcionamento mais adequado para recuperar os déficits de aprendizagem dos nossos estudantes” apontou.

Márcia Thaís, da SUIADE, ressaltou que a avaliação diagnóstica externa realizada pela SEDUC, em parceria com o CAED, é uma ação de valor pedagógico imensurável para as escolas do Maranhão.

“A partir dos resultados de participação dos estudantes, diversas outras ações de intervenção pedagógica poderão ser desenvolvidas por professores, escolas e pela rede estadual de ensino, no intuito de recuperar aprendizagens dos estudantes que tenham, porventura, desenvolvimento fragilizado em função da dificuldade de acompanhar as atividades não presenciais. Neste sentido, trata-se de uma ação que visa promover o avanço nas ações pedagógicas, com foco na elevação da qualidade do ensino e da aprendizagem de nossos estudantes”, expressou.


Tags: Maranhão MA Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem