NOTÍCIAS

No Amapá 10:28, 20 set 2020 Seed apresenta lives sobre conquistas e políticas públicas para pessoas com deficiência

Seed apresenta lives sobre conquistas e políticas públicas para pessoas com deficiência

Transmissões buscam busca visibilidade às ações desenvolvidas para a educação especial nos últimos anos e, especialmente, durante a pandemia de covid-19.

Por Valdeí Balieiro 


Em alusão ao Dia da Pessoa com Deficiência - celebrado em 21 de setembro - a Secretaria de Estado de Educação (Seed), realizará uma série lives a partir da segunda-feira, 21, até o dia 26 de setembro, quando se comemora o Dia Nacional do Surdo. Com o tema “Semana 21: Lutas e conquistas na letra da lei”, a programação busca dar visibilidade às ações desenvolvidas para a educação especial nos últimos anos e, especialmente, durante a pandemia de covid-19. As transmissões serão feitas pelo canal da Seed no YouTube (Acesse aqui). . 

O público-alvo é formado por profissionais que atuam nas escolas da rede de pública de ensino, centros de atendimento às pessoas com deficiência, pais de alunos e comunidade em geral.  A gerente do Núcleo de Educação Especial (Nees), Maria Rosa Lopes, fala sobre os assuntos que devem ser abordados nos seis dias de transmissão.

“A ideia é focar nos avanços que ocorreram em anos anteriores e, principalmente, neste. Vivemos um momento de pandemia, mas a acessibilidade e a permanência dos alunos especiais foram garantidas. Isso graças ao trabalho realizados tanto pelos centros especializados da Seed, quanto pelas escolas”, explicou Rosa.


A gerente do Nees diz ainda que a ação surge em virtude da luta contra o preconceito e a discriminação, por questões como igualdade de oportunidades, respeito as diferenças e inclusão social.

“Promover políticas inclusivas como sensibilização, conscientização, comprometimento e garantia de autonomia, reduz as fronteiras de acesso à qualidade de vida da pessoa com deficiência”, finalizou Rosa Lopes.

Confira a grade das lives:

Data: 21/09

Núcleo de educação especial – Palestrantes: Maria Rosa Lopes e Dilma Terezinha Barreto. Participação especial: Arlene Favacho

Horário: 17h às 18h

Local: Canal da SEED no YouTube

Data: 22/09

Centro de apoio pedagógico ao deficiente visual-CAP – Palestrantes: João Batista e Elza Lopes

Horário: 17h às 18h

Local: Canal da SEED no YouTube

Data: 23/09

Centro de Atividades e Altas Habilidades e Superdotação – CAAH/S – Palestrantes: Gilvandro dos Santos Pantaleão e Ana Cleonice

Horário: 17h às 18h

Local: Canal da SEED no YouTube


Data: 24/09

Escola Mário Quirino – Palestrantes: Professora do AEE Arlete Cantuária e Terezinha Lopes

Horário: 17h às 18h

Local: Canal da SEED no YouTube


Data: 25/09

Centro educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues – Palestrantes: Claudovil Júnior e Rubenita Teles

Horário: 17h às 18h

Local: Canal da SEED no YouTube

Data: 26/09

Centro de Atendimento ao Surdo (CAS) – Palestrantes: Maria José Noronha e Maria José Mendes

Horário: 17h às 18h

Local: Canal da SEED no YouTube

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Foi instituído por movimentos social ell em 1982. O dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade do início da primavera e pelo Dia da Árvore (celebrado na mesma data) em uma representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Dia Nacional do Surdo

Em 26 de setembro, a comunidade surda brasileira relembra as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde e cidadania. Nesta data, em 1857, foi inaugurada a primeira escola para surdos do país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).


Tags: Amapá AP educação inclusiva Semana Nacional da Pessoa com Deficiência No Amapá Dia 21