NOTÍCIAS

Roraima 17:13, 29 mar 2021 Seed discute com gestores início do ano letivo 2021 para abril

Seed discute com gestores início do ano letivo 2021 para abril

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Na última semana, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) promoveu reuniões com gestores escolares da capital para organizar o início do ano letivo 2021. As reuniões de alinhamento foram coordenadas pelo DEB (Departamento de Educação Básica). Entre as pautas, o recebimento de 5.020 estudantes que estão concluindo o 5° ano do Ensino Fundamental na rede municipal para ingresso no 6° ano na rede estadual.

“Nosso maior desafio será matricular os estudantes na escola mais próxima de sua residência. Estamos recebendo alunos da rede municipal, com um aumento em torno de 1.000 estudantes de 2020 para 2021, além dos estudantes da rede privada que estão vindo para a rede estadual e dos alunos imigrantes. Estamos reordenando nossas escolas e definindo estratégias para receber todos da melhor forma possível”, destacou a diretora do DEB, Raimunda Rodrigues.

A secretaria está organizando o reordenamento da rede para o acolhimento e distribuição dos alunos nas escolas. “Esse momento é importante para que nós, gestores, possamos receber orientações e definir quais são as ações imediatas e pontuais nas escolas. Vamos trabalhar para que o reordenamento aconteça da melhor forma possível”, disse a gestora da Escola Estadual Euclides da Cunha, Flávia Coelho.

Nos dias 5 e 6 de abril serão realizadas as matrículas automáticas nas escolas estaduais, ou seja, o estudante que foi promovido de um ano para o outro e que vai continuar na mesma escola já têm a matrícula garantida, sem necessidade do pai ou responsável comparecer à escola.

No período de 7 a 9 de abril, os CEM (Colégios Estaduais Militarizados) devem organizar o número de vagas disponíveis em cada instituição para inscrição e sorteio. No dia 12 de abril deve ocorrer o sorteio das vagas e também a publicação do edital de matrículas da rede estadual.

Matrículas novas serão realizadas nas escolas

As matrículas novas deverão ser realizadas nos dias 13, 14 e 15 de abril. A novidade este ano é que não haverá a Central de Matrículas, como em anos anteriores. As matrículas novas serão efetuadas diretamente nas escolas pretendidas. A mudança é para evitar aglomerações e a contaminação do coronavírus (covid-19).

O ano letivo 2021 está previsto para iniciar no dia 19 de abril. A Seed vai publicar nas próximas semanas o calendário escolar e o edital de matrículas e dará ampla divulgação de todas as datas para que a comunidade escolar e a população tenham conhecimento e possam se organizar. As escolas do interior e das comunidades indígenas também deverão seguir o mesmo cronograma.

Seed continuará com o ensino remoto

Em 2021, a Seed continuará com a oferta do ensino remoto, com os professores atuando em home office, com envio de atividades aos estudantes pela internet e por meio de material impresso para os que não possuem acesso à conectividade.

As aulas presenciais nas escolas da rede estadual de ensino seguem suspensas (conforme o Decreto n° 29.241-E do Governo do Estado, de 27 de agosto de 2020), sem previsão de retorno.

Para reforçar o ensino remoto mediado por tecnologia em 2021, a Seed está adquirindo um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e também pacotes de internet para atender estudantes e professores. Os processos estão em trâmites administrativos finais.

Semana Pedagógica

Em parceria com o Sebrae/RR, a Seed está programando a Semana Pedagógica, que deverá ocorrer entre os dias 12 a 16 de abril de forma virtual. Será um evento com palestras, discussões e lives interativas destinadas aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores e orientadores educacionais com temas importantes no contexto da rotina escolar.

A intenção é preparar os servidores e motivá-los para o início de mais um ano letivo na rede, trazendo informações atualizadas sobre a política educacional brasileira, legislação vigente referente ao ensino em tempos de pandemia, BNCC (Base Nacional Comum Curricular), regime de colaboração, entre outros. Assim que a programação for concluída, será amplamente divulgada.


Tags: Roraima RR