NOTÍCIAS

Sergipe 13:04, 25 ago 2020 Seminários contribuem para a construção coletiva do Currículo de Sergipe - Etapa Ensino Médio

Foto:

Os seminários ocorreram em dois momentos por meio digital com participação de 506 pessoas

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação/Serviço de Ensino Médio (DED/ Semed), realizou no período de 6 a 14 de agosto os seminários para a construção coletiva do currículo de Sergipe, etapa Ensino Médio. A ação faz parte do plano operacional de implementação do Novo Ensino Médio e teve como objetivo engajar professores (a), gestores (as) e demais interessados a participarem do processo de construção coletiva do Currículo de Sergipe para o Ensino Médio e coletar contribuições para a proposta preliminar do documento através da consulta pública que está disponível até 23 de agosto.

Os seminários ocorreram em dois momentos por meio digital com participação de 506 pessoas. No dia 6 de agosto, com a Formação Geral Básica das áreas de Matemática e Ciências da Natureza; dia 7 foi a vez da Formação Geral Básica da área de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; prosseguindo no dia 13 de agosto com os Itinerários Formativos - Linguagens, Ciências Humanas e Formação Técnica Profissional, finalizando no dia 14 com os Itinerários Formativos das áreas Matemática, Ciências da Natureza e Formação Técnica Profissional).

Ana Lúcia Lima, diretora do Departamento de Educação (DED) e coordenadora estadual do ProBNCC/SE disse que neste período de pandemia a equipe precisou se reinventar. “Ao planejar as ações de 2020, havíamos pensando em realizar Seminários Regionais presencialmente nas DREs, como foi feito em 2018, durante a Consulta Pública do Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Como não foi possível, mudamos a estratégia e realizamos Seminários Virtuais para garantir esse momento em que os professores, gestores e interessados pudessem ter um contato direto com a equipe que redigiu o Currículo do Ensino Médio, para darem sugestões e tirarem dúvidas em tempo real. A avaliação feita pelos participantes foi muito positiva”, avalia.

Segundo Isabella Santos, coordenadora do Serviço de Ensino Médio (Semed) e coordenadora da etapa Ensino Médio do ProBNCC/SE, os cursistas foram divididos em salas por componente curricular ou área do conhecimento. Houve ainda uma sala específica para a Formação Técnica e Profissional. Os redatores, coordenadores das áreas e articuladores de itinerários que integram a equipe do Programa de apoio à implementação da BNCC – ProBNCC, apresentaram aos participantes as principais mudanças do novo Ensino Médio com vistas à Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. As atividades integradoras que formam os Itinerários Formativos elaboradas pela equipe das áreas foram explanadas durante o seminário.

Formação técnica e profissional

Rivânia Andrade, coordenadora do Serviço de Educação Profissional e articuladora do Itinerário Formativo do PROBNCC/SE, informa que na sala de Formação Técnica e Profissional o foco foi explicar a função do itinerário de formação técnico-profissional, de contribuir para que os estudantes construam e vivenciem outras rotas que, somadas às rotas propedêuticas, possam planejar percursos, conciliando as demandas do mundo do trabalho, as expectativas pessoais e os tipos de formações disponíveis, além de apresentar a proposta que está disponível para Consulta Pública. “Este Itinerário de formação profissional é parte integrante do Ensino Médio, preparando os alunos para participarem do Enem, com vistas à universidade, trazendo em seu currículo e projeto de vida uma preparação inicial para o mundo do trabalho já no ensino médio e efetivar as possibilidades propostas pela legislação em relação à educação tecnológica, com uma relação direta dos cursos técnicos de nível médio com os tecnológicos e as engenharias”, afirma.

Ela ainda explica que a implantação da Formação Técnica e Profissional nos itinerários formativos requer da educação profissional um modelo amplo de formação, capaz de articular conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para o desenvolvimento de competências que possam ser mobilizadas e aprimoradas ao longo de toda a vida.

Foi disponibilizado durante a realização dos seminários o link referente a perguntas em tempo real e o link da consulta pública. Encerrado o prazo para as contribuições, a consulta passará por uma sistematização pela equipe ProBNCC Sergipe.

Próximo encontro virtual

Para dar continuidade às ações de formação, será realizado no dia 28 de agosto de 2020, das 14h às 17h, a Oficina Construindo Atividades Integradoras Eletivas - Novo Ensino Médio. O Público-alvo serão técnicos do Ensino médio das diretorias de educação, professores, diretores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio e demais interessados. As inscrições poderão ser realizadas até 27 de agosto através do linkhttps://forms.gle/8FiuLkqFErkaRUX86



Tags: Sergipe SE BNCC Currículo de Sergipe